Hemorroidas no pós-parto

Sangramento no ânus no puerpério. É grave?

Dra. Hilma, há dois meses tive um parto normal. Já li relatos de mulheres com problemas de hemorroida durante a gravidez, mas a minha foi muito tranquila. Acontece que nos últimos dias meu intestino mudou, estou sangramento no ânus no puerpério. Quando vou ao banheiro sinto uma ardência e a água do vaso fica vermelha de sangue, como se tivesse um machucado no ânus. Não encontrei nenhum caroço na região. Será que é hemorroida?

Abraço, Gabriela.

Parecer

Cara Gabriela,

Muitas pessoas acreditam que toda dor no ânus é causada por hemorroida, o que é compreensível, afinal essa é a doença mais comum da região anal. Mas outro problema que pode surgir é a fissura.

Primeiramente, é importante saber que fissura significa fenda, rachadura. Trata-se, portanto, de um machucado no ânus que dói com a passagem das fezes.

Só para ilustrar, uma mulher que se tornou mãe recentemente, como você, passa por mudanças significativas na rotina. E ainda está se acostumando com o neném. As preocupações dessa fase podem gerar muita tensão, fazendo a musculatura do ânus fica contraída.

Um dia você levanta cansada porque o bebê não dormiu durante a noite. Estressada, vai ao banheiro. Com o ânus enrijecido as fezes passam pelo local e causam um arranhão. No outro dia, acontece novamente. Com o passar do tempo, abre-se a ferida.

Inegavelmente, A principal causa desse mal é psicológica. Ocorre em períodos estressantes e delicados da vida, como pós-parto. Outro fator que favorece o aparecimento da fissura é mudança da alimentação, que pode causar ressecamento do intestino deixando as fezes mais duras.

A saber, gravei um vídeo sobre o assunto, recomendo o vídeo: Hemorroida é a única doença do ânus?

Marque consulta

Fissura Anal: como tratar

Quando a pessoa está com os primeiros sintomas, o tratamento é todo clínico. Isto é, consiste em pomadas cicatrizantes, banho de assento morno e melhora no funcionamento do intestino, por meio de uma alimentação laxativa à base de frutas, verduras e bastante água.

Muitos pacientes com fissura ficam com medo da dor e evitam ir ao banheiro. Mas reter as fezes piora o quadro, pois o bolo fecal se torna mais volumosos e ressecado. 

Por fim, se o cuidado caseiro não for suficiente e a dor piorar, procure imediatamente um coloproctologista.

Dicas da Dra. Hilma

Dra Hilma

Em conclusao, o ânus é o lugar mais sensível do nosso corpo: a pele fina rasga facilmente com fezes duras. A cicatrização é lenta, pois as bactérias dificultam a cura. As feridas da região ficam abertas e não formam casquinhas de machucado como em outras áreas do corpo.

Assim, a fissura anal costuma sangrar e, dependendo do estágio, pode sangrar bastante. Normalmente, o sangue possui aspecto vermelho vivo e aparece logo após a evacuação.

Às vezes, o sangramento anal é algo assusta muito. Por isso, escrevi um artigo no qual abordo esse tema: Sangue nas fezes: por que acontece e como tratar?

Este é quarto artigo da série Hemorroida e Gravidez.Você pode conferir os outros três aqui:

hilma-foto-2022-quadro-casamento

MÉDICA COLOPROCTOLOGISTA, COORDENADORA DO HOSPITAL MADRE TERESA E MEMBRO DO COMITÊ DE COLOPROCTOLOGIA DA UNIMED-BH. 

O Hemorroidurgente estará disponível durante todo o período de Carnaval através da CONSULTA VIRTUAL .
Para marcar sua consulta,
basta acessar nosso
chat de atendimento.

Bom Carnaval!

Dra Hilma Nogueira da Gama
– Coloproctologista-