Parto normal com hemorroida

Dra. Hilma, aqui é Mariana. Estou com 36 anos e quase ganhando meu primeiro bebê. O parto será em duas semanas e está tudo planejado para que seja humanizado, como eu sempre sonhei. Mas de um dia para o outro amanheci com um caroço dolorido no ânus. Não sei o que fazer. Estou assustada e com medo de ter um parto normal com hemorroida. Devo mudar meus planos e marcar uma cesárea? Posso ter um parto normal mesmo com essa doença?

Parecer

Cara Mariana, já acompanhei muitas mulheres com as mesmas dúvidas. Não precisa ter medo, trata-se de um problema comum nessa fase. Antes de tudo, saiba que você não está doente, mas com uma crise hemorroidária.

Geralmente, o maior problema é o incômodo físico que pode atrapalhar as atividades da grávida. Embora não haja maiores riscos, em alguns casos, é necessário adiantar a licença médica para evitar mais dor e desconforto.

Ainda assim, o mais importante neste momento é que você inicie o tratamento adequado o quanto antes. Um coloproctologista pode conversar com seu obstetra e recomendar os cuidados necessários para esse momento tão importante.

Contudo, se ainda tiver algum receio, indico a leitura do artigo Especialista em hemorroidas, por que preciso de um? para entender melhor essa especialidade médica e o que ela pode fazer por você.

Marque consulta

Parto normal ou cesariana?

Há mulheres que passam pelo parto naturalmente, sem problemas. Por outro lado, algumas preferem a cesariana por estarem desconfortáveis. O essencial é respeitar os limites do seu corpo e escolher o mais confortável para você.

Muitos pensam que a hemorroida atrapalha o parto normal. Mas não passa de mito. O que pude perceber em 30 anos atendendo grávidas é que não existe tal relação.

Dicas da Dra. Hilma

parto-normal-com-hemorroida-devo-arriscar

Em resumo, o tratamento em gestantes ajuda no alívio da dor e do desconforto. É possível chegar ao dia do nascimento do neném de forma tranquila com dietas que auxiliam o funcionamento do intestino, medicamentos, gelo no local, uso de pomadas, repouso e a suspensão temporária de temperos e do uso de papel higiênico.

Acima de tudo, relaxe para vivenciar o nascimento do seu bebê com alegria.

Confira o primeiro artigo da série sobre Hemorroida e Gravidez: Grávida com hemorroida: o que devo fazer? .

Siga o Hemorroidurgente no Instagram e acompanhe outras dicas relacionadas ao tema!

Compartilhe

comments
Fechar Menu