Hemorroida no pós-parto

Dra. Hilma, preciso da sua ajuda. Faz quinze dias que meu bebê nasceu. Depois de 12 horas em trabalho de parto, senti meu ânus muito inchado. No início, até que não incomodou. Mas agora, não consigo nem sentar direito. Estou tão incomodada que sinto dificuldade até para carregar meu filho. Não sei que remédio tomar, pois estou amamentando. Hemorroida no pós-parto é normal? Demora muito para melhorar?

Obrigada, Amanda.

Parecer

Cara Amanda,

A gestação, o parto e o pós-parto são fases de alterações no corpo e na vida da mulher. Ainda que você não tenha tido problemas de hemorroida durante a gravidez, o impacto do trabalho de parto causou tensão na musculatura do ânus. Some isso às preocupações que toda mãe tem em relação a um bebê recém-nascido. O resultado é a crise hemorroidária.

O tratamento para casos assim é clínico. Nós, coloproctologistas, receitamos remédios e pomadas com ação anti-inflamatória, que absorvem o inchaço e diminuem as veias hemorroidárias dilatadas, aliviando a dor.

Mas atenção! Muito cuidado com as receitas que você acha na internet. Elas podem piorar o quadro. Há muitos palpiteiros a dar conselhos sobre esse tema. Além disso, é importante ter em mente que cada pessoa desenvolve um tipo de hemorroida e para cada um existe determinado tratamento.

Se acaso quiser saber mais sobre o que fazer e o que não fazer, leia Hemorroida: o que é bom para o tratamento?

Marque consulta

Crise de hemorroida 

Primeiramente, siga o tratamento prescrito pelo seu coloproctologista. Em segundo lugar, aqui vão algumas dicas que podem ajudá-la a superar a crise.

  • RELAXE: uma forte emoção causa contração do ânus, aumentando a pressão nas veias. Por isso, descanse, faça uma meditação ou realize alguma atividade que lhe traga paz;
  • REPOUSO: evite exercícios físicos pesados;
  • PACIÊNCIA: as crises de hemorroida normalmente demoram a passar. Não acredite em remédios milagrosos.
  • BANHO DE ASSENTO: é muito bom para aliviar sintomas;
  • PAPEL HIGIÊNICO: prefira ducha e um sabonete suave, e enxugue com toalha macia; 
  • BOLSA DE GELO: é muito bom no início da crise de hemorroida;
  • AUTOMEDICAÇÃO: cuidado com as recomendações de pomadas, remédios e banhos de assento com ervas desconhecidas, visto que região anal é delicada. Uma escolha errada pode piorar tudo.

Dicas da Dra. Hilma

Dra Hilma

Sem dúvida, as crises de hemorroida acompanham os períodos difíceis da vida. São eventuais. De repente, aparece uma bolinha endurecida no ânus.

É provável que a hemorroida no pós-parto leve de 15 a 20 dias para melhorar. Com o tempo, o botão hemorroidário vai diminuindo ou fura espontaneamente. Posteriormente, o coágulo sanguíneo é eliminado, ocorre a cicatrização e tudo volta ao normal.

Este é o terceiro artigo da série Hemorroida e Gravidez. A fim de se informar melhor sobre o tema, confira os outros textos:

Siga o Hemorroidurgente no Instagram e acompanhe outras dicas relacionadas ao tema!

Compartilhe

comments
Fechar Menu