PANDEMIA x DOENÇAS NO ÂNUS:COMO SABER O QUE É URGENTE?

Na coloproctologia, alguns casos de doenças anais ou incômodos podem ser urgentes e, quanto mais cedo forem tratados, maiores as chances de cura do problema.

Neste período de pandemia, muitas pessoas estão com receio de sair de casa por diversos motivos e, dentre eles, estão alguns casos de atendimento médico que julgam não ser graves ou que podem esperar “esta fase passar”.

Mas porque não se deve esperar? Em caso de sintomas como dores, sangramentos ou incômodos que persistirem por mais de três dias, a recomendação é procurar um atendimento médico na área.

No ânus, os principais casos são:

Hemorroida

muito comuns nesta fase de tensão que estamos vivendo é a doença anal mais comum. Sangramento, volume alterado, caroço endurecido e dores ao evacuar são os principais sintomas. Mas nem toda hemorroida é igual. Ela pode se manifestar em uma crise isolada ou pode ser uma doença hemorroidária. E pode ser classificada em 4 graus. Falamos sobre todas elas em um outro artigo, que você pode acessar aqui.

Fissura Anal

é a segunda doença anal mais comum. Muito confundida com a hemorroida, pois um dos sintomas que apresenta também é o sangramento. A fissura é uma ferida que causa dor e dificuldade de evacuar. Pode ser aguda ou crônica e, porque não pode ser evitada, seu tratamento depende muito também de mudanças de hábitos dos pacientes e tempo para a cicatrização.

Fístula Anal

muito confundida com a fissura anal que explicamos acima e também com a hemorroida. A fístula é um orifício que se inicia com um machucado — normalmente causado pelo esforço na evacuação devido às fezes ressecadas — no interior do ânus. Com o passar dos dias, o machucado aumenta até formar um canal, atingir a parte externa e originar um pequeno caroço enrijecido e dolorido na parte de fora. Requer tratamento cirúrgico.

Para ler mais sobre fissura e fístula e a diferença entre elas, veja o artigo que já publicamos no nosso blog aqui.

Abscesso Perianal

é uma espécie de furúnculo. Causa uma dor extrema, porque é um abscesso com presença de pus. É caso de procedimento cirúrgico, que é urgente mas não é grave – com anestesia raqui, é feita uma drenagem do pus e o paciente se recupera com apenas um dia no hospital, cerca de uma semana de repouso em casa e a indicação de antibióticos. Leia mais sobre o assunto em outro artigo aqui.

Cisto Pilonidal Infectado

aparece entre as nádegas, chamado de sulco inter glúteo. Quando o pelo (cabelo) mais espesso cresce para dentro da pele, forma uma bolsa com líquido inflamado ao redor e, em casos mais graves, também pode formar um abscesso que necessite de drenagem cirúrgica.

Vírus (Herpes e HPV)

também muito confundida com a hemorroida, costumam se manifestar em períodos como o que estamos vivendo, de preocupação e tensão. São doenças que precisam de tratamento e de acompanhamento médico. Falamos sobre este assunto também em outros artigos publicados aqui e aqui.

Dicas da Dra Hilma

Hemorroida tratamento

Devido ao receio de ir ao consultório nesta fase de confinamento, muitas pessoas procuram, primeiro, tratar o problema em casa, para aliviar os sintomas. Mas, apesar de em alguns casos, sentirem alívio imediato, na grande maioria das vezes isso não resolve o problema e pode até agravar o caso.

Por isso é essencial atendimento médico e exame clínico para a correta indicação do tratamento e medicação em caso de persistência de sintomas ou dores,. Algumas doenças no ânus necessitam de cirurgia e podem evoluir para casos mais graves.

É possível fazer uma consulta com segurança neste período de pandemia. Os médicos estão vacinados e prepararam seus consultórios com todos os protocolos de segurança necessários para atender aos pacientes de forma segura e eficaz.

hilma-foto-2022-quadro-casamento

MÉDICA COLOPROCTOLOGISTA, COORDENADORA DO HOSPITAL MADRE TERESA E MEMBRO DO COMITÊ DE COLOPROCTOLOGIA DA UNIMED-BH. 

O Hemorroidurgente estará disponível durante todo o período de Carnaval através da CONSULTA VIRTUAL .
Para marcar sua consulta,
basta acessar nosso
chat de atendimento.

Bom Carnaval!

Dra Hilma Nogueira da Gama
– Coloproctologista-