A doença mais dolorida do ânus depois da hemorroida é o abscesso perianal. Muitas vezes, o abscesso perianal é confundido com hemorroida por quem não é coloproctologista, pois os sintomas são similares: inchaço, protuberância endurecida, avermelhada e quente na extremidade do ânus.

Normalmente, esse problema se inicia discreto, e vai piorando com o passar do tempo, inchando cada vez mais. No quinto dia, o abscesso perianal chega a um ponto mais grave: o paciente o sente latejando, tem dificuldades para andar e sentar, apresentando calafrios.

A maioria das pessoas usa pomada de hemorroida e toma remédios por conta própria para tratar o problema, o que é ineficaz e até piora a situação. Sem o exame local, não é possível saná-lo.

Como o abscesso perianal é tratado? 

Em algumas situações, o pus sai sozinho, vazando espontaneamente, consequentemente aliviando a dor. Às vezes, o orifício por onde o pus vazou fecha e começa a piorar tudo de novo.

O tratamento é cirúrgico, que se chama “drenagem do abscesso”. O procedimento é realizado no hospital, sob anestesia raqui (aplicada na baixa coluna). O abscesso é aberto, lavado e recebe um curativo. Uma amostra de pus é retirada para análise de qual bactéria está presente e, com isso, qual o antibiótico mais indicado para combatê-la.

A cirurgia é simples, leva poucos minutos, mas é recomendado que o paciente fique 7 dias de repouso para ter o conforto da higiene em casa com ducha após evacuar — o uso do papel higiênico na fase de recuperação deve ser evitado, porque a cicatriz fica aberta e leva alguns dias para fechar.

Quais são os sintomas?

Atenção! Os abscessos não tratados crescem, espalham e aprofundam na pele, que se escurece. A aparência e o odor são desagradáveis. Com isso, surgem os principais sintomas: 

  • Calafrios;
  • Febre;
  • Mal estar;
  • Queda de pressão;
  • Gangrena de fournier (infecção rara e com alta mortalidade que acomete o tecido subcutâneo, com necrose, que significa morte do tecido por falta de sangue).

Dicas da Dra. Hilma

Quem já teve um furúnculo sabe como dói. Multiplique a dor por mil vezes, e você terá a dor do abscesso perianal. 

É perigoso, pois pode até levar à morte com a terrível gangrena de fournier, portanto, não facilite. Notou algo diferente, doloroso, que não melhora? Procure um especialista ou vá a um pronto atendimento para que façam a drenagem o mais rápido possível. 

Você também pode agendar a sua consulta com um especialista de forma rápida e prática clicando aqui.

Marque consulta

Compartilhe

comments
Fechar Menu
WhatsApp Hemorroidurgente
ENVIAR