Dermatite é uma irritação da pele e pode ocorrer em qualquer parte do nosso corpo. Ainda assim, existe muito constrangimento e vergonha em abordar este assunto, principalmente quando se trata da dermatite anal.

Apesar disso, e poucos sabem, a dermatite anal é extremamente comum e possui um tratamento simples, desde que a causa seja identificada prontamente por um médico.

Quais são as causas da dermatite anal?

Existem várias causas da doença. Inclusive, ela pode ser uma consequência de outras disfunções do organismo. Veja a seguir:

  • Hemorroidas; 
  • Substâncias químicas de alimentos; 
  • Uso de antibióticos por longo tempo;
  • Excesso de higiene; 
  • Ansiedade e nervosismo;
  • Micoses como a Cândida; 
  • HPV anal.

Como saber se tenho dermatite anal?

De fato, é difícil identificar a doença. Existem vários tipos de coceiras anais. A coceira pode ser consequência dos dias de muito calor, pode ser o simples atrito com a roupa íntima e o suor, principalmente se você estiver com roupa de banho. Algumas pessoas também são extremamente alérgicas.

Para saber mais sobre os tipos de coceira anal e tratamentos, veja este artigo “Coceira anal: como posso tratar?”.

Como tratar? 

Primeiro, identificando a doença. De nada vai adiantar o uso de pomadas para coceira ou mesmo antialérgicos se você estiver com dermatite anal. Cada grau de dermatite exige um tipo de cuidado e medicação.

Com o exame local, o coloproctologista poderá realizar o diagnóstico, bem como ouvir atentamente às queixas do paciente. No exame local, são observados todos os detalhes: cor da pele, presença de verrugas, feridas, manchas e descamação da pele, umidade, secreção ou vermes, irregularidades, fissuras etc.

Cada dermatite possui sua causa e, para que o tratamento tenha sucesso, é preciso descobrir a origem do problema. O tratamento normalmente é realizado com o uso de pomadas específicas, remédios orais e mudanças de hábitos. 

Dicas da Dra. Hilma 

Hemorroida tratamento

A dermatite anal é muito comum e de tratamento fácil, mas, infelizmente, a maioria dos pacientes deixam de lado e não procuram um médico por constrangimento. Quanto antes a pessoa consultar, melhor e mais rápido será o tratamento. 

Quando a pele ao redor do ânus piora, a resposta ao tratamento é dificultada. As dermatites crônicas são mais difíceis de serem tratadas, até mesmo porque a região anal é úmida e de difícil cicatrização. 

Está sentindo uma coceira frequente e não sabe o que pode ser? Não perca mais tempo! Agende agora mesmo sua consulta comigo e inicie o tratamento o quanto antes.

Marque consulta

Compartilhe

comments
Fechar Menu
WhatsApp Hemorroidurgente
ENVIAR