coceira anal

Coceira anal: como posso tratar?

Muita gente teve ou tem coceira anal, também conhecida como prurido anal, mas tem vergonha de tratar e, assim, ignora os sintomas. Isso é perigoso, pois pode adiar o tratamento de uma doença que tem esse como um dos seus sintomas.

De qualquer maneira, quando a coceira aparece, ficamos ávidos por possíveis respostas. Vamos mostrar para você as principais causas desse desconforto e as medidas disponíveis para tratamento.

Coceira anal: principais causas

Pode ser que a causa seja simples: em dias de muito calor, por exemplo, é normal ocorrer a coceira na região íntima devido ao atrito com a roupa íntima e o suor, principalmente se você estiver com roupa de banho. Outras causas são:

  • Falta de higiene pessoal: essa costuma ser a mais comum, pois se o ânus não for limpo corretamente na hora de ir ao banheiro, isso pode causar coceira. Deixar a área úmida pode causar coceiras e assaduras, portanto, é sempre importante secar devidamente;
  • Alergia: também é recorrente pessoas apresentarem alergia a certos tipos de materiais como papel higiênico e lenços umedecidos. Por isso, priorize o uso de produtos neutros, sem perfume ou corantes;
  • Determinadas doenças: a coceira anal é sintoma de doenças como hemorroidas, doenças da pele (candidíase, por exemplo), vermes (oxiúros é o mais comum) e doenças sexualmente transmissíveis;
  • Uso de medicamentos: alguns antibióticos podem causar esse efeito;
  • Higiene excessiva: o uso demasiado de papel higiênico pode causar coceira anal;
  • Alimentos irritantes: alguns alimentos como pimenta, molhos prontos, mostarda, ketchup, bebidas alcoólicas, café, chocolate e nutrientes ricos em gorduras podem causar essa reação em algumas pessoas;
  • Estresse: pessoas que estão passando por momentos difíceis também podem apresentar esse sintoma.

Colite medicamentosa

Tenho coceira anal: o que fazer?

Você já percebeu que a coceira anal pode ser sinal de várias doenças graves e que precisam de tratamento adequado, não é mesmo? Então, ignorá-la ou tratá-la por conta própria não são caminhos indicados. Você deve procurar um coloproctologista para descobrir a causa e fazer o tratamento específico.

Ah, e não se automedique, pois a coceira deixa a região ainda mais exposta e, caso entre em contato com uma substância inadequada, pode agravar a situação. As medidas seguras a se tomar enquanto procura um médico são:

    • Evite o uso de papel higiênico (prefira a ducha e não se esqueça de enxugar bem a região);
    • Evite pimentas e condimentos na sua dieta, assim como outros alimentos irritantes (que citamos acima);
    • Use roupas íntimas frescas (opte pelas de algodão);
    • Observe se seu parceiro também se queixa de coceira ou micose
  • Evite usar cremes e pomadas sem orientação médica.

Se vc fez tudo e a coceira continua, não espere mais tempo, pois a pele do ânus fica espessa, úmida, ferida e, assim, mais difícil de ser tratada. Além disso, a pele irritada pode causar hemorroida.

Dicas da Dra Hilma

Hemorroidas na GravidezCoceira pode parecer um assunto desagradável de se falar, mas é uma doença muito comum do ânus, que deve ser tratada de acordo com sua causa, e tem boa resposta ao tratamento. Porém, se não for tratada adequadamente, tende a virar coceira crônica, caso, esse, mais grave e de difícil recuperação.

Curta o Hemorroidurgente no Facebook e acompanhe outras dicas relacionadas ao tema!

hilma-foto-2022-quadro-casamento

MÉDICA COLOPROCTOLOGISTA, COORDENADORA DO HOSPITAL MADRE TERESA E MEMBRO DO COMITÊ DE COLOPROCTOLOGIA DA UNIMED-BH. 

O Hemorroidurgente estará disponível durante todo o período de Carnaval através da CONSULTA VIRTUAL .
Para marcar sua consulta,
basta acessar nosso
chat de atendimento.

Bom Carnaval!

Dra Hilma Nogueira da Gama
– Coloproctologista-