CAROÇO NO ÂNUS: O QUE PODE SER?

Um caroço do tamanho de uma ervilha apareceu no ânus, o que pode ser?

Antes de responder a essa pergunta, devemos reforçar que os sintomas e incômodos das doenças anais são muito parecidos uns com os outros, por isso em caso de qualquer alteração frequente ou duradoura, um médico da área de coloproctologia deve ser procurado para que a doença não se agrave.

Assim como em outras partes do corpo, existem veias na região anal que podem inflamar e inchar. Em determinados casos, as veias sofrem trombose, ou seja, o sangue dentro delas endurece, formando um caroço na extremidade do ânus que pode ser muito dolorido e dificultar a evacuação e até as atividades normais do dia a dia, como fazer algum esforço físico ou sentar.

A doença mais comum do ânus é a hemorroida, mas ela não é a única como citei acima. Existem outras doenças anais que também podem causar este “endurecimento” da região anal e o aparecimento de uma “bolinha”, um “caroço”.

Fístula Anal

É um orifício que se inicia com um machucado — normalmente causado pelo esforço na evacuação devido às fezes ressecadas — no interior do ânus. Com o passar dos dias, o machucado aumenta até formar um canal, atingir a parte externa e originar um pequeno caroço enrijecido e dolorido na parte de fora. Requer tratamento cirúrgico.

Abscesso Perianal

É uma espécie de furúnculo com presença de pus. É caso de procedimento cirúrgico, que é urgente mas não é grave – com anestesia raqui, é feita uma drenagem do pus e o paciente se recupera com apenas um dia no hospital, cerca de uma semana de repouso em casa e a indicação de antibióticos.

Cisto Pilonidal Infectado

Aparece entre as nádegas, chamado de sulco inter glúteo. Quando o pelo (cabelo) mais espesso cresce para dentro da pele, forma uma bolsa com líquido inflamado ao redor e, em casos mais graves, também pode formar um abscesso que necessite de drenagem cirúrgica.

Vírus (Herpes e HPV)

Também muito confundida com a hemorroida, costumam se manifestar em períodos de preocupação e tensão. São doenças que precisam de tratamento e de acompanhamento médico. 

Você pode saber mais sobre estas doenças em outros artigos publicados no nosso blog, acesse:
Doenças do Ânus
Abscesso Perianal
Fístula Anal

Dicas da Dra Hilma

É possível que um nódulo endurecido que aparece no ânus se cure sozinho, (às vezes murcham ou se rompem por algum motivo, eliminando o sangue interno coagulado). Mas se você notou um caroço endurecido que não desapareceu após 20 dias, consulte com um coloproctologista para saber o tratamento adequado. Muito provavelmente, precisará de remédios, pomadas e cuidados com o local.

Algumas doenças anais podem se agravar se não tratadas. Uma simples “bolinha” ou “caroço” no ânus pode parecer inofensivo no início, MAS pode ser indício de uma outra doença. Após o aparecimento, se não tratado adequadamente, esse nódulo endurecido pode sangrar, causar dor e incômodo e até evoluir para um caso cirúrgico.

hilma-foto-2022-quadro-casamento

MÉDICA COLOPROCTOLOGISTA, COORDENADORA DO HOSPITAL MADRE TERESA E MEMBRO DO COMITÊ DE COLOPROCTOLOGIA DA UNIMED-BH. 

O Hemorroidurgente estará disponível durante todo o período de Carnaval através da CONSULTA VIRTUAL .
Para marcar sua consulta,
basta acessar nosso
chat de atendimento.

Bom Carnaval!

Dra Hilma Nogueira da Gama
– Coloproctologista-