Como curar hemorroida em 7 passos simples

Como curar hemorroida em 7 passos simples

Você está com hemorroida te incomodando e não sabe o que fazer nem qual médico procurar? Então, você está no lugar certo, porque vai descobrir comigo tudo sobre hemorroida.

Chamamos de doença hemorroidária quando as veias normais do ânus ficam inchadas e estufam a pele da região; são como as varizes nas pernas. Essas veias inchadas saem ao evacuar, causam coceira, dor, ardência, latejamento e geram uma secreção que dificulta a higiene no ânus, podendo até sangrar.

Mas, então, como curar a hemorroida? Depende da gravidade do seu caso, mas de um modo geral, você pode fazer essas 6 coisas que te ajudarão.

Ah, antes de tudo, não acredite em receitas milagrosas, nem tente aplicar o mesmo tratamento que um conhecido seu realizou. Existem vários tipos de hemorroida, que correspondem ao grau da doença.

Como curar hemorroida

1) Fique em repouso. Evite exercícios físicos e não carregue peso até o volume da hemorroida diminuir;

2) Suspenda o uso de temperos e bebidas alcoólicas, porque contribuem para o inchaço e para uma reação indesejada na hemorroida;

3) Mantenha o bom funcionamento do intestino. Para não forçar a hemorroida na hora de evacuar, beba bastante líquido, opte por frutas, saladas, verduras, e evite alimentos gordurosos, pois prender ou soltar o intestino pode levar à piora na situação;

4) Para aliviar a dor e ajudar na cicatrização, realize banhos de assento com água morna por 10 minutos, uma vez ao dia. Não se esqueça de submergir as nádegas — algumas pessoas colocam a hemorroida em contato apenas com o vapor da água, o que não funciona. Se você quer saber mais sobre banho de assento para hemorroida, explicamos tudo neste post;

5) Não passe qualquer pomada que tiver em casa, porque pode gerar uma reação alérgica e agravar a situação. Siga as recomendações médicas. As pomadas para assadura de neném costumam ajudar no tratamento, mas nunca use sem a indicação do seu médico;

6) Tenha paciência e não se apavore, pois todas as doenças do ânus demoram mais a melhorar, pois a área é úmida e de difícil cicatrização. Mas a notícia boa é que a maioria das doenças do ânus melhora no período de 15 a 20 dias, e sem cirurgia!;

7) Procure um proctologista. Sim, o médico indicado para esse caso é o proctologista. Saiba mais sobre essa especialidade médica neste post.

Hemorroida tratamentoDicas da Dra. Hilma

As hemorroidas ficam ruins rapidamente. Eu já tive hemorroida, e percebi que a gente fica ruim rápido, mas melhora lentamente. A hemorroida assusta e chateia, também, por ser uma doença numa região cercada de tabus.

Porém, a maioria das pessoas com hemorroidas é tratada com repouso, dieta, pomadas, remédios orais e sem necessidade de cirurgia. Não fuja da consulta com o coloproctologista  por receio de operar. Consulte, siga as orientações e supere a crise de hemorroida com tranquilidade.

Quer saber mais sobre o que é bom para o tratamento de hemorroida? Descubra neste post que separamos para você.

Autor

Dra. Hilma Nogueira da Gama
Dra. Hilma Nogueira da Gama
CRM-MG 16.386

Graduada em medicina pela UFJF (1983) e com residências em Cirurgia Geral pelo Hospital Belo Horizonte e em Coloproctologia pela Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte. É membro titular e coordenadora de Coloproctologia no Hospital Madre Teresa.

Acredita que o médico tem função social de informar, interagir e se aproximar dos pacientes. Nasceu em uma família de médicos, de onde herdou seu dom para a profissão.

Compartilhe

comments

Dra. Hilma Nogueira da Gama

CRM-MG 16.386 Graduada em medicina pela UFJF (1983) e com residências em Cirurgia Geral pelo Hospital Belo Horizonte e em Coloproctologia pela Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte. É membro titular e coordenadora de Coloproctologia no Hospital Madre Teresa. Acredita que o médico tem função social de informar, interagir e se aproximar dos pacientes. Nasceu em uma família de médicos, de onde herdou seu dom para a profissão.
Fechar Menu