remédio para hemorroida

Remédio para hemorroida funciona? Entenda

Depende. Se for indicado para seu caso e prescrito por um coloproctologista, sim. Algumas pessoas se frustram com remédios para hemorroidas e falam que não funcionam porque se automedicam, o que é até perigoso. Muitos pacientes chegam no meu consultório após utilizar um remédio de alto custo e que não surtiu efeito.

Por isso, é preciso entender, primeiro, o que é hemorroida e quais são os tipos para falarmos sobre a eficácia dos remédios disponíveis. As veias hemorroidárias são veias normais do ânus que, quando dilatam, viram varizes (veias finas que incham, sangram, saem do ânus, coçam e dificultam a higiene, além de ficarem dolorosas).

Quais são os tipos de hemorroida e os tratamentos?

  • Hemorroida Grau 1: são pequenas e raramente incomodam. Não precisam de remédios, mas de cuidados como evitar papel higiênico e temperos no dia a dia;
  • Hemorroida Grau 2: incham, mas murcham sozinhas com mais frequência. Demora alguns dias para melhorar, e às vezes precisam da aplicação de pomadas;
  • Hemorroida Grau 3: sai ao evacuar, incomoda, sangra e é tratada com remédio oral e pomadas. Em alguns casos, se resolve apenas com cirurgia;
  • Hemorroida grau 4: o aspecto do ânus é irregular, com muitas peles para fora que não entram. Coça, suja as roupas íntimas, dói, dificulta a evacuação. E nesse caso a cirurgia é o tratamento mais indicado.

O grande aliado no tratamento da hemorroida é o intestino bom com fezes macias, que não machuquem o ânus. O intestino preso — também chamado constipação intestinal — gera fezes ressecadas, força a região anal, dilata as veias e, assim, o tratamento com pomadas e remédios não surte o efeito desejado.

Os remédios caseiros para hemorroida como os chás mornos de tanchagem ajudam a melhorar a dor e o inchaço — devem ser feitos uma vez ao dia, durante 10 minutos. Lembrando que a região deve manter-se em contato com a água.

Repouso no período de dor é muito importante: suspenda academia, pilates e outros exercícios físicos.

Dicas da Dra. Hilma

Hemorroida tratamento

É importante manter uma dieta rica em frutas, legumes e verduras, além de ingerir bastante líquido. O excesso de peso, de exercícios ou trabalho também pode causar crises, dor e formar caroço roxo e duro — é a chamada trombose hemorroidária.  

O ânus é o lugar mais delicado e sensível do nosso corpo e, quando estamos estressados ou psicologicamente abalados, a hemorroida pode surgir. A boa notícia é que o tratamento é feito com pomadas, remédios oral e cuidados. Mas a maioria dos casos é tratada sem cirurgia.

Crises de hemorroida são muito comuns; elas vêm e vão, e podem nunca mais voltar.

Mas quem tem crises frequentes, que demoram a recuperar, com sangramento, secreção, coceira, ânus inchado por 30 dias mesmo com tratamento caseiro, não pode esperar mais.

Se estiver sentindo qualquer incômodo na região anal, agende sua consulta com um coloproctologista o quanto antes. Clique abaixo para resolver seu problema de vez.

Marque consulta
hilma-foto-2022-quadro-casamento

MÉDICA COLOPROCTOLOGISTA, COORDENADORA DO HOSPITAL MADRE TERESA E MEMBRO DO COMITÊ DE COLOPROCTOLOGIA DA UNIMED-BH. 

O Hemorroidurgente estará disponível durante todo o período de Carnaval através da CONSULTA VIRTUAL .
Para marcar sua consulta,
basta acessar nosso
chat de atendimento.

Bom Carnaval!

Dra Hilma Nogueira da Gama
– Coloproctologista-