HEMORROIDA, TEM COMO EVITAR?

As crises de hemorroida não têm hora e motivo para acontecer. Mas a frequência com que acontece pode ser menor se alguns hábitos forem constantes no seu dia a dia. E, em momento de crise, podem também aliviar os sintomas e amenizar o incômodo.

ALIMENTAÇÃO BALANCEADA

Ingerir uma alimentação balanceada, ricas em bons alimentos como fibras, verduras e legumes e pobre em gorduras ajuda no bom funcionamento do intestino – que não deve ser preso nem solto. Desta forma, não há desconforto para evacuar e evita que exista uma pressão nas veias do ânus que podem desencadear a crise de hemorroida.

INGERIR MUITA ÁGUA

Beber água é fundamental para o bom funcionamento do corpo, isso porque, dentre outras funções, a água é importante para regular a temperatura corporal, diminuir o inchaço, melhorar a circulação sanguínea e facilitar a digestão. Além disso, a água permite que as fezes fiquem mais macias, tornando mais fácil a sua eliminação e diminuindo a dor e a força durante a evacuação.

PRATICAR EXERCÍCIOS FÍSICOS

A prática de exercícios físicos regulares, além de melhorar o condicionamento físico e o sistema imunológico, também melhora o funcionamento do intestino, evitando que as fezes fiquem muito tempo no intestino e fiquem ressecadas. Mas é bom lembrar que exercícios físicos de alto impacto, quando já existe a crise de hemorroida, devem ser evitados para não forçar ainda mais as veias da região anal. Falamos sobre este assunto em outro artigo do blog, que você pode ler aqui.

CONTROLAR O TEMPO NO BANHEIRO

A pressão nas veias do ânus são naturais quando estamos sentados no vaso sanitário. Por isso, o indicado é não demorar mais que o tempo necessário para evacuar. Evite levar revistas, jornais e celulares para o banheiro, pois quanto mais tempo nesta posição, mais pressão será feita na região anal.

EVITAR REMÉDIOS QUE ALTEREM O FUNCIONAMENTO INTESTINAL

Normalmente, a simples adequação da alimentação já é suficiente para melhorar o funcionamento do intestino. Muitas pessoas que têm prisão de ventre costumam usar laxantes para evacuar, mas este hábito pode ser perigoso por dois motivos: o intestino pode se “acostumar” com os medicamentos e não funcionar mais sozinho ou o excesso deste tipo de remédio pode causar diarreias, que também são prejudiciais e podem irritar ainda mais o ânus.

Marque consulta

Dicas da Dra Hilma

Bons hábitos podem ajudar a evitar crises frequentes de hemorroida, mas é sempre prudente procurar o atendimento na área de coloproctologia em caso de qualquer alteração persistente no ânus ou intestino.

A hemorroida é a doença mais comum do ânus, mas não é a única e pode ser confundida com outros sintomas. Quando a hemorroida aparece, normalmente alguns sinais são comuns. Veja um artigo que escrevi sobre o tema e tire suas dúvidas: Também já fiz uma live no meu canal do Instagram sobre as principais dúvidas e alguns mitos e verdades em relação à hemorroida, que você pode assistir na íntegra abaixo:

hilma-foto-2022-quadro-casamento

MÉDICA COLOPROCTOLOGISTA, COORDENADORA DO HOSPITAL MADRE TERESA E MEMBRO DO COMITÊ DE COLOPROCTOLOGIA DA UNIMED-BH. 

O Hemorroidurgente estará disponível durante todo o período de Carnaval através da CONSULTA VIRTUAL .
Para marcar sua consulta,
basta acessar nosso
chat de atendimento.

Bom Carnaval!

Dra Hilma Nogueira da Gama
– Coloproctologista-