HEMORROIDA SE CURA SOZINHA?

Hemorroida se cura sozinha? Com cuidados em casa posso passar pela crise sem ter que procurar um médico? As respostas para estas perguntas são sim e não, depende da gravidade do caso. Mas para entender melhor, precisamos esclarecer que existem diversos tipos de hemorroida. Desde aquela que não causa nenhum sangramento e é pouco incômoda, até aquela que causa dor latejante e sangramento intenso.

Quem tem ou já teve crise de hemorroida, sabe como pode ser incômodo e penoso o período de tratamento. O ânus é uma região sensível, muito irrigada e é muito comum que, ao longo da vida, pelo menos metade da população adulta passe por algum incômodo ou doença anal. Mas a boa notícia é que somente 30% dos pacientes que têm hemorroida precisam de cirurgia. Os outros 70% dos casos precisam somente de tratamento clínico.

Para entender um pouco mais sobre a gravidade da hemorroida, devemos saber que ela pode se apresentar em 4 estágios:

  • São pequenas e não incomodam (Hemorroida Grau 1)
  • Sangram mas não são vistas por fora do ânus, são internas (Hemorroida Grau 2)
  • Sai ao evacuar, incomoda, sangra, é tratada com remédio oral e pomadas. Em alguns casos, se resolve apenas com cirurgia (Hemorroida Grau 3)
  • O aspecto do ânus é irregular, coça, sai corrimento e dói muito. Cirurgia é o tratamento mais indicado. (Hemorroida Grau 4)

Eu, como médica, devo alertar que, para qualquer alteração persistente na região anal, o ideal é que o paciente procure um coloproctologista para que o diagnóstico correto seja feito.

Mas também, gosto de deixar meus pacientes e pessoas que me seguem mais tranquilos, sabendo que a hemorroida tem cura não é nenhum “bicho de sete cabeças” como muitos pensam. E, por isso, também gosto de esclarecer que, até o momento da consulta ou para o alívio imediato, algumas ações podem ser feitas dentro de casa, como banhos de assento, remédios para dor e anti-inflamatórios (leia mais neste artigo), ingerir muito líquido para facilitar o trânsito intestinal e redobrar os cuidados com a higiene íntima.

Dicas da Dra Hilma

Batemos sempre na tecla de que o ideal é procurar um médico da área de coloproctologia sempre que o paciente apresentar sintomas persistentes, incômodo ou dor na região anal. O motivo: a hemorroida é a doença anal mais comum, mas nem toda alteração no ânus é hemorroida.

Nos meus 38 anos como médica, já vivenciei diversas situações assim: o paciente chega no consultório dizendo que está com crise de hemorroida, mas após o exame, o diagnóstico mostra que o problema era outro. Diversas doenças tem sintomas parecidos, como dor, sangramento, secreção anal. Mas para cada uma delas, existe tratamento e medicamentos específicos.

Você pode ler mais sobre as principais doenças anais em outro artigo que escrevi no blog.

É claro que existem casos de hemorroida onde o paciente tem uma crise leve, com pouco inchaço e que, com alguns dias e os devidos cuidados em casa, o quadro se reverte. Mas é sempre bom ficar atento com a saúde. Na área de coloproctologia, a prevenção é sempre o melhor caminho para que a situação não se agrave.

hilma-foto-2022-quadro-casamento

MÉDICA COLOPROCTOLOGISTA, COORDENADORA DO HOSPITAL MADRE TERESA E MEMBRO DO COMITÊ DE COLOPROCTOLOGIA DA UNIMED-BH. 

O Hemorroidurgente estará disponível durante todo o período de Carnaval através da CONSULTA VIRTUAL .
Para marcar sua consulta,
basta acessar nosso
chat de atendimento.

Bom Carnaval!

Dra Hilma Nogueira da Gama
– Coloproctologista-