Existem várias doenças do intestino. Algumas destas, provavelmente, você até já ouviu falar: pólipos intestinais, condilomas, diverticulite e colite. De todas elas, as colites, ou seja, inflamações na parede do intestino, são as mais comuns — existem diversos tipos de colite.

Vamos falar sobre as principais doenças do intestino e, em seguida, sobre os tipos de colite, tão presentes nos consultórios médicos.

Principais doenças do intestino

Algumas doenças do intestino são discretas: os sintomas são leves ou inexistentes. Isso faz com que os pacientes optem pela automedicação ou mesmo evitem a ida ao médico. É importante lembrar que algumas doenças são sérias, e somente são curadas com tratamento indicado pelo coloproctologista. Confira.

Diverticulite

Diverticulite é a inflamação dos divertículos, ou seja, pequenas bolsas que se formam no intestino à medida que ele envelhece. Não se trata necessariamente de uma doença, mas, se inflamarem, é necessário tratamento com  antibióticos. 

São poucos os casos mais graves, que demandam cirurgia. Por isso, é importante diagnosticar e tratar a doença o mais breve possível. 

Câncer de intestino 

O terceiro câncer mais comum no mundo e a quarta causa de morte nos Estados Unidos. Ao contrário de tempos atrás, hoje em dia, as pessoas mais jovens têm tido esse tipo de câncer. 

Os sintomas são discretos:

  • Dor de barriga;
  • Diarreia;
  • Gases;
  • Alteração no aspecto das fezes (possuem rastros de sangue mais coagulado, por isso o câncer do intestino costuma ser confundido com uma colite).
Marque consulta

Colites

Vamos aos tipos de colite:

  • Colite nervosa: a causa-raiz é a ansiedade; os movimentos do intestino ficam aumentados e rápidos, gerando fezes amolecidas e frequentes, tornando até mesmo difícil contê-las;
  • Colite por intolerância alimentar (como lactose e glúten): é a chamada doença celíaca; 
  • Colites medicamentosas: comuns em quem faz o uso de antibiótico durante muito tempo, o que destrói a flora intestinal, causando diarreia; 
  • Colites inflamatórias: existem dois tipos de colite inflamatória: retocolite ulcerativa (que acomete o cólon e o reto) e doença de Crohn (pode acometer qualquer ponto do trato digestivo, desde a boca até o ânus). O intestino inflamado sangra e elimina muco. Não se sabe ao certo o que causa; é considerada uma doença autoimune, ou seja, o próprio organismo a gera;
  • Colites shistossomotica: comuns em regiões com lagoas e rios, contaminados pelo shistossoma mansoni. Esse parasita entra pela pele da pessoa, sobe ao fígado e coloca seus ovos na parede do intestino, causando a colite shistossomotica. Os sintomas mais comuns são: diarreia, cólicas, gases e, nos casos mais avançados, ataca os nervos da coluna, causando dormência nas pernas e perda da sensibilidade — podendo acarretar até em uma paralisia.

Dicas da Dra. Hilma

Doenças do intestino podem ser sérias e, como você pôde ver, até mesmo irreversíveis. As pessoas costumam se tratar por conta própria e demoram a procurar o coloproctologista. A maioria delas pode ser tratada facilmente, desde que não esteja avançada. Se você estiver passando por algum problema, descubra e agende sua consulta agora mesmo.

Compartilhe

comments
Fechar Menu
WhatsApp Hemorroidurgente
ENVIAR