logo

Como é feito o exame de anuscopia?

A anuscopia é um exame endoscópico do ânus. Com a ajuda de um delicado instrumento, o anuscópio, é possível observar o ânus e, um pouco acima dele, a região chamada canal anal.


Trata-se de um exame importante para o diagnóstico da maioria das doenças anais. É diferente, portanto, da colonoscopia usada para capturar as imagens do intestino grosso, que é parte mais alta.


As doenças do ânus têm sintomas muito parecidos umas com as outras. Por exemplo, tanto o câncer do ânus e quanto a hemorroida sangram. Somente após o exame local podemos ter o diagnóstico correto. Além disso, pela anuscopia podemos realizar procedimentos como biopsiar lesões na hora em que são vistas.


Da mesma forma, existe também a anuscopia de alta resolução usada para detectar lesões causadas por Papilomavírus (HPV), doença sexualmente transmissível muito comum e algumas vezes de difícil diagnóstico.

Preparação


A preparação para o exame deve ser feita antes da consulta. A limpeza prévia é realizada em casa com orientação do médico, ao passo que a explicação é dada no momento do agendamento da consulta. Esse procedimento é chamado de lavagem Intestinal. Dessa forma, é possível a perfeita visualização do canal anal sem a presença das fezes.


Grávidas podem fazer anuscopia?


Gestante não devem fazer anuscopia. A não ser que apresentem algum sintoma grave que não possa esperar o término da gravidez para fazer.

Marque consulta

Doenças detectadas pelo exame proctológico e anuscopia

  • Hemorroidas
  • Fissuras
  • Fístulas
  • Condilomas
  • Papilas
  • Doenças sexualmente transmissíveis (DST)
  • Prolapsos de mucosa retal
  • Doença de Crohn
  • Tumores
  • Doenças da pele do ânus
  • Herpes
  • Cândida
  • Alergias
  • Câncer de pele

Dicas da Dra. Hilma

Hemorroida tratamento

Em resumo, o exame do ânus consiste primeiro em examinar a parte externa. A seguir, é feito o toque retal. Depois, a anuscopia, que é o exame da parte interna. Esses são os primeiros exames feitos quando o paciente vai se consultar com o coloproctologista.


A colonoscopia é indicada para pacientes acima de 45 anos, mas pode ser feita antes se houver sintoma que indique doenças do colón. As mais comuns são: divertículo, câncer, pólipos e doenças inflamatórias como doença de Chron. Para saber mais sobre esse exame, leia meu artigo: Como é feito o exame de colonoscopia?


O ânus é uma região delicada do nosso corpo e cercada de tabus. Assim, a maioria das pessoas se sente constrangida em procurar o especialista e se trata por conta própria com base em informações de internet ou de pessoas leigas.


No entanto, esse comportamento pode comprometer o diagnóstico, atrasar o tratamento e dificultar a cura.

O exame é desconfortável, mas é indolor e dura poucos minutos. Os materiais usados, os anuscópios, são delicados e descartáveis. Não é necessária sedação nem jejum como na colonoscopia.


Então tome nota, se sentir algum problema não se acanhe, lembre-se que evitar a consulta pode complicar uma doença simples .

Você pode conhecer mais sobre o que faz um profissional de coloproctologia aqui: Coloproctologista: entenda a especialidade que cuida de hemorroidas.

Siga o Hemorroidurgente no Instagram e acompanhe outras dicas relacionadas ao tema!

hilma-foto-2022-quadro-casamento

MÉDICA COLOPROCTOLOGISTA, COORDENADORA DO HOSPITAL MADRE TERESA E MEMBRO DO COMITÊ DE COLOPROCTOLOGIA DA UNIMED-BH. 

O Hemorroidurgente estará disponível durante todo o período de Carnaval através da CONSULTA VIRTUAL .
Para marcar sua consulta,
basta acessar nosso
chat de atendimento.

Bom Carnaval!

Dra Hilma Nogueira da Gama
– Coloproctologista-