Muitos alimentos podem ser irritantes para o ânus, mas tudo também depende da sensibilidade do seu organismo; o que pode causar irritação em uma pessoa pode não causar reação alguma em outra. Portanto, os suplementos não causam hemorroida, mas podem mudar o funcionamento do intestino de diversas maneiras.

Quem tem hemorroida deve observar se o suplemento está causando alguma piora. Caso esteja, evite, mude ou diminua a dose, não force. De qualquer maneira, é importante conhecer como os suplementos e outros alimentos presentes na dieta de atletas podem interferir na hemorroida e na saúde da região anal.

Relação entre os suplementos e a hemorroida

O uso de suplementos pode prender o intestino e aumentar o tamanho e a consistência das fezes, tornando-as endurecidas, o que força as veias do ânus, que são delicadas e frágeis. Por outro lado, também pode haver diarreia, que gera irritação na hemorroida por aumentar o número de evacuações e por serem mais ácidas, levando ao ardor da região.

As veias do ânus são as chamadas “veias hemorroidárias” e, quando sofrem pressão, dilatam, viram varizes e podem, com o esforço, arrebentar, sangrar, doer, inchar e até formar nódulos duros na parte externa do ânus —  a trombose hemorroidária.

Suplementos e alimentos da dieta que podem alterar a hemorroida

Algumas substâncias carbogênicas como o gengibre podem irritar o ânus, gerando ardência. Já o cálcio prende o intestino, resseca as fezes e pode causar irritação e coceira no ânus.

Os hormônios têm efeito importante em todo o organismo, mas podem aumentar o volume das veias anais, causando hemorroida até em quem nunca teve a doença. As proteínas aumentam os gases, causam distensão do abdômen e ressecam o intestino.

As vitaminas, como ferro, podem prender ou soltar o intestino, machucando o ânus. As fibras usadas em excesso (sem orientação) aumentam o volume das fezes e os gases, dificultando o funcionamento do intestino em vez de ajudar.

Condimentos, como a pimenta do reino, utilizada por algumas pessoas com o intuito de acelerar o metabolismo não é absorvida pelo organismo como os demais alimentos, sendo eliminada nas fezes e irritando o ânus.

Dicas da Dra. Hilma

Hemorroida tratamento

O exagero fitness pode causar problemas, não somente no ânus, mas em todo o organismo. O mais importante é saber que cada pessoa tem uma reação própria aos remédios, suplementos, dietas, dentre outros. Lembre-se: o que é bom para você pode não ser bom para seu amigo e vice-versa.

O que, por vezes, prende seu intestino, aumenta os gases, dificulta a evacuação e irrita a sua hemorroida pode não causar alteração alguma em outra pessoa. Mesmo nas dietas orientadas por nutricionista, alguns ajustes precisam ser feitos para respeitar suas reações.

Os suplementos e vitaminas são bons aliados na saúde e no desempenho físico quando usados corretamente, mas, atenção: não force e não insista achando que com o tempo o intestino vai se acostumar, pois nem sempre isso acontece.

A hemorroida, depois de irritada e inchada, é mais difícil de tratar, exige repouso, afastamento dos treinos e de sua vida social por mais ou menos 15 dias.

Compartilhe

comments
Fechar Menu
WhatsApp Hemorroidurgente
ENVIAR