O câncer é uma doença séria e complexa, que pode acometer várias partes do corpo, inclusive o ânus, você sabia? Apesar de ser mais raro, pode acontecer, por isso tantas pessoas têm medo de ir ao médico quando sentem algum desconforto na região anal, porque esperam o pior.

Outro medo que as pessoas têm é de uma simples hemorroida evoluir para uma doença mais séria. Por isso, perguntam tanto se hemorroida pode virar câncer.

Acontece que as doenças do ânus são muito parecidas umas com as outras, e somente o especialista chamado coloproctologista, que estudou especificamente essa região do corpo e examina pessoas diariamente, pode dizer ao certo o que está acontecendo e passar o tratamento para seu caso.

Vamos desvendar para você se hemorroida pode mesmo virar câncer e o que fazer ao descobrir hemorroida.

A minha hemorróida pode virar câncer?

Hemorróidas são veias dilatadas do ânus — como as varizes —, e elas não viram câncer. A confusão ocorre porque, na maioria das vezes, as pessoas com câncer no ânus acreditam estar apenas com hemorroida e, quando descobrem, normalmente por causa de um sangramento, acabam precisando de um tratamento específico para a doença.

Vejo que a história é sempre a mesma: a pessoa percebe o sangramento ao ir ao banheiro, depois vai à farmácia comprar uma pomada de hemorroida sugerida pelo farmacêutico e usa.

Com o tempo, vê que a pomada não resolveu, tenta outra pomada e, após dias, cria coragem de consultar com um coloproctologista e descobre outra doença, como o câncer.

O que fazer ao sentir um desconforto no ânus?

Primeiro, não se desespere. Pode ser que você tenha apenas uma ferida, como uma fístula, por exemplo — saiba o que é fístula anal neste post. O caroço no ânus também pode ser uma hemorroida externa.

Por isso, observe se o desconforto irá persistir mais de dois dias. Também repare se existe alguma protuberância na pele, secreção ou mesmo outros sintomas aliados. Existem vários tipos de hemorróidas e, em alguns casos, elas se curam sozinhas.

De qualquer forma, o quanto antes você saber qual é o seu problema e, então, iniciar o tratamento adequado, mais poderá evitar o pior e atenuar o incômodo.

Como evitar hemorroida?

Para evitar hemorroida ou qualquer doença do intestino, mantenha esse órgão tão importante do organismo funcionando bem. Os problemas no ânus costumam surgir do desequilíbrio intestinal, como diarréia e constipação.

Por isso, mantenha uma dieta equilibrada e rica em fibras. Algumas dicas de alimentos:

  • Mamão;
  • Laranja;
  • Abacaxi;
  • Couve
  • Manga;
  • Uva passa e ameixas (lembre-se de ingerir bastante água na mesma proporção, pois são frutas que costumam aumentar os gases no organismo, já que a digestão dessas é um pouco mais demorada);
  • Aveia;
  • Linhaça;
  • Feijão (também costuma dar flatulência pela dificuldade na absorção, então aumente a ingestão de água).

Agora que você sabe que hemorroida não pode virar câncer e como evitar os problemas do intestino, não se desespere. O coloproctologista irá cuidar do seu caso — o quanto antes você buscar ajuda especializada, melhor.

Se você quer saber um pouco mais sobre câncer anal e os sintomas causados, veja este post.

Compartilhe

comments
Fechar Menu
WhatsApp Hemorroidurgente
ENVIAR