SANGUE NAS FEZES: ENTENDA AS DIFERENÇAS

O sangue nas fezes é um assunto que merece atenção na área de coloproctologia. Se, ao evacuar, notamos a presença de sangue, é sinal de que algo não está totalmente bem no ânus ou no intestino. Porque pode ser desde uma pequena fissura até o sangramento de um divertículo do intestino.

É importante deixar claro que toda presença de sangue deve ser investigada. Muitos pacientes têm receio de fazer exame, seja por vergonha ou por medo de descobrir alguma doença. Mas então porque devo me preocupar? Vale lembrar que todo exame e investigação e quanto mais cedo for feito, maiores as chances de tratamento com sucesso e resolução do problema com mais rapidez.

No artigo de hoje, vamos te ajudar a entender os diversos tipos de sangramento:

Sangramento Vivo:

A cor é vermelho vivo, pinga e molha o papel higiênico; por vezes, espirra nas paredes do vaso sanitário. Costuma parar e voltar dias depois, mas também pode não voltar mais. As doenças mais comuns do ânus que sangram desta maneira são hemorroida e fissura.

Sangramento do reto (parte mais interna e acima do ânus): 

Costuma ter cor vermelha mais clara, com a presença de pequenos coágulos escuros e um muco (gosma), que se misturam nas fezes. As doenças mais comuns que causam este tipo de sangramento são pólipos, inflamação do reto (retites) e o câncer.

Sangramento da parte alta do intestino (cólon):

Pode ser sangue de cor vermelho vivo, em maior quantidade, apresentando-se como uma hemorragia. A principal causa é o divertículo (as paredes do intestino se tornam frágeis, rompendo suas veias que causam o sangramento).

Sangue oculto:

Como o nome diz, é um sangue que a gente não vê porque vem misturado nas fezes e só parece no exame. Este tipo de sangue pode vir da parte alta ou baixa e ter várias causas, como pólipo, câncer, fissura, hemorroida, colite, entre outros.

Também já falamos sobre este assunto em outro artigo, que você pode ler aqui!

“Só sangro de vez em quando. Mesmo assim tenho que fazer exame?”
Sim, todo sangramento deve ser investigado com exame local para, então, fazer o diagnóstico e tratamento adequado. Mesmo que não aconteça com frequência, você não sabe o porquê e só o exame certo vai indicar o motivo.

“Fezes com cor mais avermelhada pode ser da alimentação?”
Se o aspecto for de sangue e nunca foi comum as suas fezes terem esta cor, é sempre aconselhável que seja feito um exame. Mas algumas doenças do intestino costumam não dar sinais de dor ou desconforto. Por isso é sempre importante investigar as causas.

“Sangue nas fezes é sempre sinal de câncer?”
Não, isso é um mito que muitas pessoas acreditam ser verdade. O sangramento pode ser somente porque o ânus está machucado e logo vai passar, mas ele também é um aviso para que você consulte um médico coloproctologista e faça o exame local pra saber ao certo de onde veio o sangramento.

Marque consulta

Dicas da Dra Hilma

“Sangue oculto nas fezes: o resultado deu positivo, mas logo depois deu negativo. Então não preciso me preocupar?” A resposta para esta dúvida é: basta o resultado ter sido uma vez “positivo” para você precisar consultar com um coloproctologista. Não se apavore e nem tenha vergonha. O médico desta área está preparado para atender casos como estes. E os motivos do sangramento podem ser vários, não indica que é uma doença grave.

O importante é ter consciência que somente a partir do exame, o especialista irá descobrir a doença que causou o sangue oculto positivo e então indicar o tratamento adequado.

hilma-foto-2022-quadro-casamento

MÉDICA COLOPROCTOLOGISTA, COORDENADORA DO HOSPITAL MADRE TERESA E MEMBRO DO COMITÊ DE COLOPROCTOLOGIA DA UNIMED-BH. 

O Hemorroidurgente estará disponível durante todo o período de Carnaval através da CONSULTA VIRTUAL .
Para marcar sua consulta,
basta acessar nosso
chat de atendimento.

Bom Carnaval!

Dra Hilma Nogueira da Gama
– Coloproctologista-