ROBÓTICA NA CIRURGIA DE INTESTINO

Com a constante evolução da medicina, nós médicos podemos contar cada vez mais com o uso de tecnologias para auxiliar nos procedimentos. Um exemplo disso é o crescimento do uso da robótica nas cirurgias de intestino.

Uma das grandes vantagens da técnica é que a cirurgia robótica possibilita acessar o intestino sem uma grande e profunda incisão abdominal e com um nível de precisão aumentada, diminuindo assim diversos riscos de complicações antes e depois do procedimento.

Benefícios da cirurgia robótica

Na coloproctologia, a cirurgia robótica possibilita diversos benefícios, em diferentes casos. O robô tem acesso a locais com mais facilidade do que a técnica de laparoscopia, por exemplo. No caso de realização de anastomose (conexão de duas parte do intestino após a retirada de uma parte doente), com a robótica diminui-se significativamente as chances de complicações sérias como vazamento do conteúdo fecal após o procedimento. Também com a técnica, é muito mais possível preservar, durante a cirurgia, importantes estruturas, como a responsável pelo controle do esfíncter, músculo que impede a eliminação involuntária de fezes.

Enfim, os benefícios são muitos e acima, são somente alguns exemplos.  O fato é que a cirurgia obótica aumenta a percepção do médico em relação à profundidade, acessos mais difíceis manualmente. E, com isso, promove e aumenta a visibilidade do campo operatório.

As principais vantagens que a cirurgia robótica trouxe para a medicina:

  • Recuperação rápida do paciente;
  • Cortes menores e menos invasivos;
  • Visão tridimensional para o cirurgião;
  • Mais precisão em locais de difícil acesso;
  • Menor tempo de internação e de cirurgia;
  • Diminui dores e complicações pós-cirúrgicas
  • Reduz sangramentos, dores e riscos de infecção;
  • Melhor ergonomia, deixando o cirurgião em posição mais confortável, principalmente em cirurgias longas.

Vantagens também no pós-operatório

A recuperação de cada paciente é muito particular, já que cada organismo reage de uma maneira. E nas cirurgias de intestino, este processo da volta da ingestão de líquidos e alimentos (pastosos inicialmente e sólidos posteriormente) também costuma ser muito individual.

Mas alguns grandes benefícios do pós-operatório de uma cirurgia robótica são usualmente comuns para todos: a alta médica é mais rápida, procedimento comum de procedimentos menos invasivos, a volta da capacidade de realizar movimentos como sentar, levantar, deitar também ficam mais facilitados, o risco de problemas nas incisões também é muito reduzido.

Frequentemente, o período de recuperação de uma cirurgia robótica do intestino chega a ser 50% mais curto do que o de uma cirurgia aberta, além de ser muito menos doloroso.

hilma-foto-2022-quadro-casamento

MÉDICA COLOPROCTOLOGISTA, COORDENADORA DO HOSPITAL MADRE TERESA E MEMBRO DO COMITÊ DE COLOPROCTOLOGIA DA UNIMED-BH. 

O Hemorroidurgente estará disponível durante todo o período de Carnaval através da CONSULTA VIRTUAL .
Para marcar sua consulta,
basta acessar nosso
chat de atendimento.

Bom Carnaval!

Dra Hilma Nogueira da Gama
– Coloproctologista-