Esse assunto soa para você como algo constrangedor ou mesmo estranho? Infelizmente, no Brasil ainda existe muita hipocrisia e retrocesso quando o assunto é sexo. E quando falamos sobre sexo anal, então, é pior ainda.

A verdade é que o sexo deveria ser tratado como algo natural da espécie humana, sem tabus e preconceitos. Sabendo disso, estamos aqui para falar de um assunto infelizmente polêmico, mas que merece atenção: quem tem hemorroida pode fazer sexo anal?

Se a hemorroida também é um tabu para você, fique tranquilo. Aqui estamos para tratar desse assunto como ele merece: de maneira natural, a fim de informar e ajudar as inúmeras pessoas que desejam saber sobre o assunto. É, você não é o único que tem dúvidas como essa. Vamos juntos?

Hemorroida e sexo anal: qual a relação?

Bom, recapitulando: hemorroida é nada mais que a inflamação das veias do ânus (como se fossem varizes). Dessa maneira, é procedente pensarmos que a relação anal pode ser muito dolorosa quando a hemorroida estiver inflamada, inchada, exposta e sangrando.

Você se lembra que a hemorroida tem vários graus? Pois é, então, vai do paciente saber suas limitações relacionadas ao sexo anal. Veja só!

Graus da hemorroida e o sexo anal

Para você saber qual o estado crítico da sua hemorroida, essas dicas podem ajudar:

  • Hemorroida Grau 1: são pequenas e raramente incomodam;
  • Hemorroida Grau 2: incham, mas desaparecem sozinhas com mais frequência;
  • Hemorroida Grau 3: sai ao evacuar, incomoda, sangra e é tratada com remédio oral. Em alguns casos, se resolve apenas com cirurgia;
  • Hemorroida grau 4: o aspecto do ânus é irregular, com muitas peles para fora que não entram. Coça, suja as roupas íntimas, dói, dificulta a evacuação. E nesse caso a cirurgia é o tratamento mais indicado

É importante você saber que, principalmente as hemorroidas de graus 3 e 4 podem incomodar consideravelmente, principalmente no sexo anal, que não é indicado nesses casos. Porém, a hemorroida fora da crise não contra-indica o sexo anal, ok?

A relação anal exige delicadeza, cuidado e consentimento. Muitas mulheres e homens não   praticam porque têm dificuldade e não se adaptam, enquanto outros se sentem confortáveis, não sentem dor nem constrangimento.

Ah, e é importante enfatizar que, ao contrário do que muitos pensam, o sexo anal não causa hemorroida, e ainda é possível ter hemorroida e manter relação anal — se a sua hemorroida estiver bem, isto não irá piorá-la.

O ânus é delicado, pois sua pele é fina, não tem lubrificação própria (como a que a vagina tem, por exemplo), é contaminado inevitavelmente por fezes e, por isso, alguns cuidados devem ser tomados. Para o sexo anal, recomenda-se usar preservativo e realizar, horas antes da relação sexual, a limpeza do reto por meio da lavagem.

Hemorroida tratamentoDicas da dra Hilma

A relação anal é cercada de tabus, preconceitos e muita curiosidade! Mulheres e homens me perguntam se o sexo anal prejudica o ânus, se causa hemorroida, se deixa o ânus flácido etc. Sempre explico que não causa problemas, desde que a relação seja consentida e que os parceiros se sintam confortáveis, sem forçar a situação.

Há 30 anos ouvindo pacientes, observo que a maioria das pessoas que atendo não se adapta à relação anal, mas isso não quer dizer que você esteja condicionado a isso. Vamos quebrar outro tabu? Existe a ideia de que todos “os homossexuais têm relação anal”, mas não é verdade! A relação anal desperta a curiosidade de todos, independente da orientação sexual. Alguns superam as dificuldades com o tempo, e outros não.

E se, além de entender sobre hemorroida e sexo anal, você quer saber o que é bom para o tratamento, acesse nosso artigo sobre o tema e fique por dentro das principais informações a respeito!

Compartilhe

comments
Fechar Menu
WhatsApp Hemorroidurgente
ENVIAR