pimenta faz mal para hemorroida

Pimenta faz mal para hemorroida? Entenda a relação

Muitas histórias sobre hemorroida ganharam fama e, talvez, a mais conhecida seja essa: “comer pimenta causa hemorroida”. Apesar de muitas pessoas acreditarem nisso, saiba que se trata de um mito — conheça outros mitos desvendados sobre hemorroida. Comer pimenta não causa hemorroida, apenas pode, dependendo da sensibilidade do paciente, gerar sintomas de ardência e incômodo na região anal.

Desse fato, surgiu o mito. Mas estamos aqui para explicar, se a pimenta faz mal para hemorroida. Existem vários tipos de pimenta, e algumas não são absorvidas pelo organismo, sendo, portanto, eliminadas pelas fezes. Quando isso ocorre, pode mesmo irritar a hemorroida que já está inchada.

O que acontece se eu comer muita pimenta?

Não vai causar hemorroida, mas tudo em excesso faz mal. Pode ser que você desenvolva irritação na boca ou problemas de estômago. Se você estiver com hemorroida, é recomendado evitar o consumo do alimento, mas pode ser que você não desenvolva reação alguma.

Notei uma piora na hemorroida, o que fazer?

Seja por causa da pimenta ou não, se você notar qualquer piora, antes de tomar remédio ou uma outra providência, procure seu proctologista. A automedicação pode piorar seu quadro e, quando a hemorroida não é bem tratada, pode chegar ao pior ponto, em que a cirurgia torna-se necessária.

As pimentas não são vilãs: tipos e benefícios

Os tipos mais famosos de pimenta são: malagueta, pimenta-rosa, pimenta caiena, jalapeño, dedo-de-moça, biquinho e murupi. Além de serem usadas para temperar alimentos, existem sobremesas, geleias e outras formas de consumi-las.

Alguns dos principais benefícios da pimenta são:

    • É antioxidante e, por isso, previne o câncer;
    • Atua como anti-inflamatório;
    • Estimula a digestão;
    • Acelera o metabolismo, contribuindo para a perda de peso;
  • Aumenta a libido.

Apesar de em alguns estados do Brasil o consumo de pimenta ser maior, como na Bahia, o brasileiro ainda come pouca pimenta. Um dos motivos é o fato de as pessoas acreditarem nesses mitos e desconhecerem os benefícios do alimento. Coréia do Norte, Tailândia, México e Índia estão entre os países mais consumidores.

Na hora de cozinhar, tome cuidado, pois algumas pimentas podem causar reação na pele. Caso você coma uma pimenta muito forte sem querer, tome água, coma pão (pois absorve a ardência) ou tome leite para cessar o efeito.

Dicas da Dra. Hilma

Hemorroida tratamentoPergunto a todos os pacientes que atendo durante 32 anos: “pimenta faz mal para você?”. E a resposta sempre me surpreende, pois costuma ser “não”. Então, posso dizer que algumas pimentas podem irritar algumas pessoas. Se você observar alterações como dor no ânus, inchaço e coceira, evite o consumo de pimenta. Caso contrário, aproveite as pimentas, pois fazem bem à saúde e possuem efeitos positivos para o organismo.

Agora que você já sabe que pimenta não causa hemorroida e pode não fazer mal, que tal descobrir os tratamentos disponíveis para a doença? Confira o post “Como tratar hemorroidas”.

hilma-foto-2022-quadro-casamento

MÉDICA COLOPROCTOLOGISTA, COORDENADORA DO HOSPITAL MADRE TERESA E MEMBRO DO COMITÊ DE COLOPROCTOLOGIA DA UNIMED-BH. 

O Hemorroidurgente estará disponível durante todo o período de Carnaval através da CONSULTA VIRTUAL .
Para marcar sua consulta,
basta acessar nosso
chat de atendimento.

Bom Carnaval!

Dra Hilma Nogueira da Gama
– Coloproctologista-