Carregar compras de supermercado, carregar sacos de cimento da reforma do apartamento, pegar peso no crossfit ou mesmo carregar, durante muitas horas do dia, uma criança: tudo isso pode causar hemorroida? Muitas pessoas acreditam que pegar peso no dia a dia causa hemorroida, mas acontece que isso é um mito.

A verdade é que carregar peso pode piorar a hemorroida que a pessoa já tem. Mas, afinal, o que é hemorroida? Nada mais são do que veias normais do ânus que podem, por vários motivos, dilatar e inchar, sangrar e formar nódulos endurecidos e arroxeados muito dolorosos, chamados também de trombose hemorroidária.

A trombose hemorroidária e o hábito de carregar peso

Diferentemente das outras tromboses do nosso corpo como da perna, do cérebro e do pulmão, a trombose da hemorroida não é perigosa, apenas dolorosa. O peso excessivo pode causar trombose, mas é bom saber que nem sempre esse problema ocorre por um só motivo. Lembrando que o que faz mal para uma pessoa pode não fazer para outra.

Quem pega peso no dia a dia em trabalho ou esporte, pode ter doença hemorroidária, mas não quer dizer que se trata de uma condição; tem gente que pega peso e não tem o problema.

É preciso analisar cada caso: algumas pessoas têm tendência na família; outros têm o intestino muito ressecado e, por isso, forçam o ânus e as veias, causando a hemorroida, outros têm diarreia várias vezes ao dia e, devido à acidez, queimam e irritam a hemorroida.

Quando a mulher está grávida, por exemplo, o aumento do peso do neném nos meses finais da gestação pode forçar as veias do ânus e causar a doença — que, na maioria das vezes, passa após o parto.

Dicas da Dra. Hilma

Hemorroida tratamento

Atendo atletas amadores e profissionais de diversas áreas, como futebol, ciclistas, maratonistas, praticantes de luta, crossfit, dentre outros, e  a maioria tem crises em épocas de maior esforço e treino mais pesado, mas se recuperam tratando com pomadas, medicamentos e alguns dias de repouso, retornando normalmente às atividades em 20 a 30 dias — e o problema raramente volta a acontecer.

Porém, algumas pessoas têm tendência familiar,  ou seja, na família várias pessoas têm hemorroida, algumas, inclusive, já foram operadas e, para estas, qualquer esforço pode fazer diferença, levando ao aumento das hemorroidas com dor, sangramento e nódulos, tornando o tratamento mais difícil — às vezes as hemorroidas não melhoram com medicamentos, necessitando de cirurgia.

O importante é que somos diferentes, temos doenças diferentes e tratamentos diferentes.

É importante realizar a consulta com o coloproctologista, pois ele verificará seu histórico com atenção e realizará o exame local. Dessa maneira, poderá passar o diagnóstico e o tratamento específicos para o seu caso.

Está com algum incômodo no ânus e precisa de tratamento rápido e confiável? Agende agora mesmo uma consulta comigo e resolva seu problema.

Compartilhe

comments
Fechar Menu
WhatsApp Hemorroidurgente
ENVIAR