O QUE É A CONSULTA PARA SEGUNDA OPINIÃO?

A ida ao uma consulta médica pode ser simples para muitos pacientes, mas em muitos casos, o paciente gosta e deseja ouvir uma segunda opinião médica.

Isso é muito comum na rotina de atendimento dos médicos, principalmente quando o diagnóstico é de algo inesperado, o tratamento prescrito necessita de algo que o paciente não imaginava e, principalmente em casos cirúrgicos ou de tratamentos mais incisivos.

Não existe problema do paciente procurar um segundo profissional caso tenha vontade ou sinta necessidade. Isso, de maneira alguma, significa que o paciente não confie no médico ou ache que o profissional esteja errado. Inclusive, a sugestão para procurar uma segunda opinião pode partir até mesmo do primeiro médico ou profissional de saúde.

Procurar uma segunda opinião é um direito do cidadão, um cuidado com a sua saúde. Permite àquela pessoa questionar, a fim de complementar a informação já existente e disponibilizada sobre o seu estado de saúde. Permite que este paciente tome decisões mais seguras e esclarecidas sobre o tratamento a seguir.

Dicas da Dra Hilma

A relação de médico e paciente deve sempre basear-se no respeito e isso nunca é descaracterizado pela procura a uma segunda opinião. Em alguns casos, é exatamente o contrário: médicos podem e devem ser apoiar no estudo e busca por um diagnóstico e na decisão e indicação do tratamento a seguir.

Seja em qualquer situação e caso clínico ou cirúrgico, o que realmente importa é o bem estar pleno do paciente e que ele esteja confiante e certo de que a melhor decisão para a sua saúde é sempre o principal objetivo.

hilma-foto-2022-quadro-casamento

MÉDICA COLOPROCTOLOGISTA, COORDENADORA DO HOSPITAL MADRE TERESA E MEMBRO DO COMITÊ DE COLOPROCTOLOGIA DA UNIMED-BH. 

O Hemorroidurgente estará disponível durante todo o período de Carnaval através da CONSULTA VIRTUAL .
Para marcar sua consulta,
basta acessar nosso
chat de atendimento.

Bom Carnaval!

Dra Hilma Nogueira da Gama
– Coloproctologista-