Intestino preso na gravidez, como evitar?

Intestino preso na gravidez, como evitar?

A gravidez traz profundas transformações na vida da mulher. O organismo se altera, surgindo alterações de humor, apetite e sono; o útero literalmente aumenta seu tamanho e comprime o intestino — ocorrendo, assim, a incômoda retenção de líquidos, o fator causador do inchaço nas pernas, pés e rosto.

Essas mudanças no corpo explicam muita coisa, como, por exemplo, o motivo de tantas mulheres apresentarem intestino preso na gravidez ou mesmo o diagnóstico de hemorroida. Descubra com a gente!

Por que o intestino preso acontece durante a gravidez?

O motivo é simples: as veias ficam dilatadas e essa compressão pode fazer o ânus ficar inchado e dolorido, dificultando, assim, a evacuação. Por isso, também, as grávidas estão mais propensas a desenvolver a hemorroida, que nada mais é do que o inchaço das veias do ânus.

Outra coisa que desencadeia o intestino preso na gravidez é o efeito causado por remédios recomendados para as gestantes, como sulfato ferroso e algumas vitaminas, que podem ressecar as fezes. Mas agora fica a pergunta: “o que pode ser feito para o intestino funcionar melhor durante esse período?”.

Intestino preso na gravidez: o que pode ser feito?

Para equilibrar a situação, é necessário ingerir uma alta quantidade de líquidos recomenda-se 10 copos d’água por dia — e fibras para que o bolo fecal seja formado e, assim, a evacuação ocorra naturalmente.

Lembrando que ingerir alta quantidade de fibras sem ingerir líquidos pode piorar a situação: as fezes aumentam o tamanho e os gases também.

Quais alimentos podem ajudar? Como deve ser minha dieta?

Os alimentos que ajudam na digestão são:

  • Frutas em geral : principalmente mamão, ameixa, abacaxi, laranja, uva manga e maçã com casca;
  • Verduras: couve, alface, brócolis e quiabo ,espinafre, couve
  • Legumes: feijão, ervilha
  • Azeite
  • Chás digestivos: hortelã, erva cidreira e camomila são boas pedidas

As uvas passas e aveia podem ser misturadas aos alimentos e também auxiliam no bom funcionamento do intestino.

Atividades físicas leves como caminhada, hidroginástica e pilates são grande aliadas nesse momento da gravidez, porque também estimulam o sistema digestório.

Dicas da Dra. Hilma

Hemorroida tratamentoCaso você tenha seguido todas essas orientações acima e mesmo assim o problema de intestino preso durante a gravidez não for resolvido, pode ser que seu médico recomende o uso de fibras orais, que possuem efeito mais ágil.

O peso do neném na pelve pode desencadear inchaço no ânus. Se observar algum desconforto no ânus, passe óleo de amêndoa na região, evite o contato com papel higiênico (prefira a ducha para a higiene anal) e, caso não melhore, consulte um coloproctologista.

Ah, e lembre-se: o ânus inchado não impede o parto normal, pois após o parto, o ânus volta ao normal até sem remédio, na maioria dos casos. Tenha seu neném com tranquilidade, caso seja a sua escolha ter um parto normal. O importante é a saúde e a alegria de vocês!  

Nosso Instagram está recheado de dicas especiais e confiáveis sobre a saúde do intestino! Curta a página e fique por dentro!

Autor

Dra. Hilma Nogueira da Gama
Dra. Hilma Nogueira da Gama
CRM-MG 16.386

Graduada em medicina pela UFJF (1983) e com residências em Cirurgia Geral pelo Hospital Belo Horizonte e em Coloproctologia pela Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte. É membro titular e coordenadora de Coloproctologia no Hospital Madre Teresa.

Acredita que o médico tem função social de informar, interagir e se aproximar dos pacientes. Nasceu em uma família de médicos, de onde herdou seu dom para a profissão.

Compartilhe

comments

Dra. Hilma Nogueira da Gama

CRM-MG 16.386 Graduada em medicina pela UFJF (1983) e com residências em Cirurgia Geral pelo Hospital Belo Horizonte e em Coloproctologia pela Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte. É membro titular e coordenadora de Coloproctologia no Hospital Madre Teresa. Acredita que o médico tem função social de informar, interagir e se aproximar dos pacientes. Nasceu em uma família de médicos, de onde herdou seu dom para a profissão.
Fechar Menu