A trombose hemorroidária externa, também chamada de hemorroida trombosada, apesar de não ser muito falada, é uma doença bastante comum, que pode acontecer com qualquer pessoa. 

Ela normalmente ocorre quando as veias do ânus são forçadas por algum motivo. Com isso, elas arrebentam e formam coágulos roxos, endurecidos e extremamente dolorosos, que aparecem por fora do ânus como nódulos.

Entenda as causas, tratamentos e muito mais sobre essa doença.

Quais são as causas da trombose hemorroidária externa?

Pode ser causada por intestino ressecado, diarreia com várias evacuações, esforço físico  pesado, temperos, alimentos ou problemas emocionais que podem contrair o músculo do ânus, arrebentando as veias.

Lembrando que a ingestão de temperos não causa hemorroida, mas se você já tiver hemorroida e não cuidar direito, e continuar ingerindo alimentos condimentados, pode piorar sua situação, levando à hemorroida trombosada. Saiba mitos e verdades sobre hemorroida neste texto.

Como tratar a hemorroida trombosada?

Mesmo que uma pessoa não tenha sentido nada antes da trombose hemorroidária externa, ela pode ocorrer. Em alguns casos, a hemorroida chega em grau 1 — entenda os graus da hemorroida em “Quais são os tipos de hemorroida e como identificar?” — e se desenvolve para a hemorroida trombosada.

Mas, diferentemente das outras tromboses, ela não é perigosa e nem necessita de anticoagulantes. O tratamento é realizado com medicamentos simples, como pomadas específicas e repouso.

Em casos severos, que são mais raros, seu médico deve ser consultado. A cirurgia de retirar o coágulo de sangue com anestesia local já foi muito comum a uns anos atrás mas hoje em dia geralmente o tratamento  com pomadas remédios e alguns cuidados como repouso proporciona alívio, mas não garante que o problema nunca mais volte — depende de paciente para paciente, não há garantias.

Dicas da Dra. Hilma

Hemorroida tratamento

Se você observar um nódulo endurecido no ânus de cor arroxeada escura, dolorida, que apareceu do nada, não se assuste. Você já sabe que está em crise de hemorroida.  

Se isso acontecer, evite exercícios físicos, comida temperada e bebida alcoólica. Prefira o uso da em vez do papel higiênico, tome um remédio para aliviar a dor (analgésicos) e aplique uma pomada de assadura de neném.

Faça alguns banhos mornos de assento com tanchagem — saiba mais sobre banhos de assento em “Chá para hemorroida: quais são eles e como fazer” — e tenha paciência. 

Qualquer disfunção no ânus piora rápido, mas demora a melhorar, pois a natureza dessa região do corpo não é favorável à cicatrização, já que é úmida e tem contato com fezes.

Está passando por algum incômodo no ânus e não sabe o que pode ser? Agende sua consulta e não adie mais o tratamento! Incômodos no ânus atrapalham as atividades mais simples do dia a dia!

Marque consulta

Compartilhe

comments
Fechar Menu
WhatsApp Hemorroidurgente
ENVIAR