HEMORROIDA PRA FORA, O QUE FAZER?

A hemorroida que “sai para fora” do ânus, em forma de um caroço enrijecido nada mais é do que a veia hemorroidária inchada. E isso acontece, normalmente, durante as crises, que podem ser muito incômodas e dolorosas para o paciente.

Esta hemorroida que sai do ânus, dificulta a higiene e até sangra devido ao atrito das fezes, normalmente, é hemorroida externa (grau 3 ou 4). No intuito de aliviar aquele incômodo, muitas pessoas tentam “colocar a veia para dentro” novamente, mas esta prática não é recomendada.

O caminho correto é procurar um coloproctologista para o diagnóstico correto do caso e o tratamento clínico ideal. O tratamento precoce diminui muito a chance de cirurgia – apenas 30% dos casos de hemorroida são cirúrgicos.

Mas o que fazer para aliviar a hemorroida externa antes da consulta?

Banhos de assento, mudança na alimentação e ingestão de muito líquido para um melhor trânsito intestinal, evitar exercícios físicos, suspensão do uso de papel higiênico e outros métodos que possam irritar ainda mais a região são algumas das medidas que podem ser tomadas em casa antes de se consultar. Tomar um anti-inflamatório (Nimesulida, Ibuprofeno e Diclofenaco) em caso de dor também pode ajudar muito.

No artigo Tratamento Caseiro para Hemorroida, detalhei diversos tratamentos caseiros que podem ser feitos sem agredir ou piorar a situação.

O que não se deve fazer quando a hemorroida “sai pra fora”?

Nunca fure a hemorroida com agulha ou outro instrumento cortante
Esta ideia, embora possa parecer absurda para algumas pessoas que estão lendo, não é incomum. Anos atrás, as hemorroidas em crise, inchadas e duras, eram furadas com bisturi. Mas antes de tudo, era feita uma limpeza cuidadosa do ânus, anestesia local e, com material cirúrgico esterilizado, a hemorroida era aberta para retirada do coágulo sanguíneo. Em casa, não existe maneira segura de esterilizar material, agulhas caseiras não tem espessura suficiente para drenar o sangue e o risco de infecção é grande. Ou seja, a tendência é piorar o problema.

Não tente aliviar a crise com alternativas que podem machucar a região
Não tente “colocar pra dentro” a hemorroida inchada. A maioria das hemorroidas são externas e forçá-la só vai machucá-la e deixá-la mais dolorida. Também evite colocar supositório no ânus inchado, pois quando a região já está sensível, qualquer toque pode piorar. Usar cremes e líquidos mentolados também só vai irritar ainda mais o local.

Dicas da Dra Hilma

Não é indicado tratar a doença apenas em casa porque existem várias doenças do ânus que podem ser confundidas com hemorroida como: fissura anal, fístula, furúnculo, câncer, doenças sexualmente transmissíveis (como o condiloma), viroses (como herpes), doenças da pele, micoses (como a candidíase), alergias, assaduras e outras.

Além disso, a hemorroida que “sai para fora” provavelmente é uma hemorroida interna antiga ou externa, ou ainda uma “crise isolada” e alguns casos podem ser de tratamento cirúrgico.

É importante lembrar que quanto mais o paciente adia a ida ao coloproctologista, mais grave pode se tornar a crise e quanto mais cedo a hemorroida for tratada, maiores as chances de alivio mais rápido e cura.

hilma-foto-2022-quadro-casamento

MÉDICA COLOPROCTOLOGISTA, COORDENADORA DO HOSPITAL MADRE TERESA E MEMBRO DO COMITÊ DE COLOPROCTOLOGIA DA UNIMED-BH. 

O Hemorroidurgente estará disponível durante todo o período de Carnaval através da CONSULTA VIRTUAL .
Para marcar sua consulta,
basta acessar nosso
chat de atendimento.

Bom Carnaval!

Dra Hilma Nogueira da Gama
– Coloproctologista-