Hemorroida no início: quais são os primeiros sintomas?

Uma dor discreta e desconhecida, acompanhada por um leve sangramento no papel. O desconforto e a coceira ao evacuar. Depois, nota-se o inchaço do ânus. Esses são os sintomas da hemorroida no início.  

Para quem nunca passou pela doença hemorroidária, pode parecer assustador. Mas não se preocupe, você não está só. Na verdade, quatro a cada seis pessoas já tiveram uma crise de hemorroida que passou sozinha. 

Se os sintomas da hemorroida vêm e vão e duram poucos dias, não é preciso se preocupar. Mas é bom evitar pimenta, temperos, esforço físico e bebida alcoólica por 30 dias. 

É importante ainda beber bastante líquido para amaciar as fezes, evitar o papel higiênico e usar a ducha ou lenço umedecido. E o mais importante: tenha paciência, o ânus é uma região muito delicada. Pois, toda doença nessa parte do corpo precisa de tempo para melhorar. 

No entanto, se após 5 dias a crise não passar, procure um coloproctologista.  

Especialidade médica 

Embora seja uma doença comum, muita gente não sabe qual é o médico que cuida da hemorroida. Se é a primeira vez que você ouve falar do assunto, saiba que Coloproctologia é o nome da especialidade médica que trata das doenças do intestino grosso (cólon), reto e ânus. Sendo que a doença mais comum da região anal é a hemorroida. 

Para saber mais sobre a especialidade, acesse o artigo Qual é o médico que cuida da hemorroida?

Marque consulta

Crise x doença 

A hemorroida pode se apresentar de duas formas:  

  • Doença Hemorroidária

A pessoa tem, desde nova, uma pelinha que às vezes incha e inflama. Em situações de intestino ressecado ou gravidez, o quadro  piora e não melhora mais, nem com remédio nem com pomada, aí é necessária a cirurgia para resolver de vez o problema. Geralmente, são pessoas que vêm de famílias nais quais hemorroida e varizes são comuns. 

Mas atenção, não se trata de uma doença genética, embora exista uma tendência famíliar que predispoe o desencadeamento da doença.

  • Crise de hemorroida

A pessoa é acometida raramente. Quando melhora, a hemorroida não deixa nenhum sinal e pode nunca mais voltar. Acompanha períodos tensos da vida, que refletem no ânus causando dor, inchaço, sangramento e coceira.

Para saber quais são os tipos de hemorroida, leia meu artigo sobre o tema: https://www.hemorroidurgente.net/tipos-de-hemorroida/ 

Dicas da Dra. Hilma 

Hemorroida tratamento

Existem muitas histórias sobre hemorroida sobre “dor e peso nas pernas”, “corpo ruim” e “mal estar”. Isso tudo, porém não passa de uma impressão, não há correlação com a hemorroida. 

Veja, ninguém tem hemorroida pra sempre. Saiba que é uma doença, ou crise, para a qual há tratamentos e cura. Assim, quanto mais cedo se tratar melhor.

Siga o Hemorroidurgente no Instagram e acompanhe outras dicas relacionadas ao tema!

hilma-foto-2022-quadro-casamento

MÉDICA COLOPROCTOLOGISTA, COORDENADORA DO HOSPITAL MADRE TERESA E MEMBRO DO COMITÊ DE COLOPROCTOLOGIA DA UNIMED-BH. 

O Hemorroidurgente estará disponível durante todo o período de Carnaval através da CONSULTA VIRTUAL .
Para marcar sua consulta,
basta acessar nosso
chat de atendimento.

Bom Carnaval!

Dra Hilma Nogueira da Gama
– Coloproctologista-