FISSURA, FÍSTULA OU HEMORROIDA?

Hemorroida, fissura ou fístula? São três doenças anais muito comuns e muito fáceis de serem confundidas, pois os sintomas podem ser bem semelhantes. Vamos às diferenças:

Hemorroida

É a doença anal mais comum. Pode se apresentar em diversos graus (do I ao IV) e os sintomas também podem ser dos mais simples aos mais incômodos. Nos casos mais simples, normalmente há apenas um pequeno inchaço. Já nos casos mais graves, podem sangrar, sair para fora do ânus ao evacuar, causar uma secreção e dor.

Tratamento para hemorroida
Apenas 30% dos casos (normalmente os mais graves) são cirúrgicos. Os outros 70% são tratados de forma clínica, com medicamentos, pomadas e mudanças de hábitos na rotina.

Fissura

A fissura anal é a segunda doença mais comum do ânus. É caracterizada por um pequeno corte ou rachadura no revestimento do ânus, que pode sangrar durante os movimentos intestinais. Após apresentar os primeiros sintomas, a maioria dos pacientes, por receio da dor, retém as fezes, piorando ainda mais a situação. Ao serem eliminadas, estas fezes normalmente estão mais ressecadas e volumosas, abrindo e piorando a fissura.

Tratamento para fissura
As fissuras agudas são tratadas com pomadas cicatrizantes e por meio de uma alimentação laxativa à base de frutas, verduras e líquido, para facilitar o funcionamento do intestino e, dessa forma, contribuir com a cicatrização da ferida.

A fissura crônica é uma ferida antiga que virou uma cicatriz fibrosa, sem a elasticidade necessária para a evacuação, travando a abertura anal e dificultando a passagem das fezes. Nesses casos, a cirurgia é o tratamento ideal.

Fístula

Fístula anal é um orifício que se inicia com um machucado — normalmente causado pelo esforço na evacuação devido às fezes ressecadas — no interior do ânus. Com o passar dos dias, esse machucado aumenta até formar um canal e atingir a parte externa, originando um pequeno caroço enrijecido e dolorido na parte de fora do ânus. O caroço elimina uma secreção amarelada de odor forte — por vezes, sujando a roupa íntima —, irrita a pele, coça e dificulta a higiene da região.

Tratamento para fístula
Ao contrário da hemorroida e da fissura ajuda, que pode ser tratada com remédios e pomadas na fase inicial, a fístula é uma doença do ânus que requer sempre tratamento cirúrgico.

Dicas da Dra Hilma

Embora causem desconfortos parecidos, os tratamentos para cada uma delas são distintos, por isso é tão importante procurar um médico da área de coloproctologia, que vai diagnosticar corretamente o caso.

É muito comum o paciente chegar no consultório reclamando de uma crise de hemorroida, mas após o exame, o diagnóstico mostra que o problema era outro. Diversas doenças tem sintomas parecidos, como dor, sangramento, secreção anal. Mas para cada uma delas, existe tratamento e medicamentos específicos.

hilma-foto-2022-quadro-casamento

MÉDICA COLOPROCTOLOGISTA, COORDENADORA DO HOSPITAL MADRE TERESA E MEMBRO DO COMITÊ DE COLOPROCTOLOGIA DA UNIMED-BH. 

O Hemorroidurgente estará disponível durante todo o período de Carnaval através da CONSULTA VIRTUAL .
Para marcar sua consulta,
basta acessar nosso
chat de atendimento.

Bom Carnaval!

Dra Hilma Nogueira da Gama
– Coloproctologista-