O que é diverticulose colônica? E diverticulose? Bem, ambas são a mesma coisa, e eu vou explicar do que se trata. O intestino também envelhece naturalmente, sofrendo alterações com o tempo. 
O divertículo é como uma “ruga no intestino”. Essas rugas aparecem no formato de pequenas bolsas numa parte específica do intestino ou nele todo, e não causam dor nem incomoda.
É importante ressaltar que ela não é considerada uma doença, mas, sim, o envelhecimento do intestino. Não é à toa, afeta aproximadamente 50% das pessoas na idade de 60 anos, e a maioria das pessoas na idade de 80 anos. 

O que é diverticulite, então?

A diverticulite já é uma doença, e é a inflamação dos divertículos, que podem inflamar sem causa aparente. A diverticulite ficou famosa e temida após a morte dramática de Tancredo Neves, mas é raro alguém morrer da doença.
O tratamento se baseia no uso de antibióticos por 10 dias e dieta leve. A maioria das pessoas têm sucesso no tratamento e não precisa passar por cirurgia. 

Quais são os sintomas da diverticulite?

A diverticulite é também chamada de “apendicite do lado esquerdo” e apresenta sintomas similares aos da apendicite como: dor abdominal do lado esquerdo que vai aumentando, febre, mal estar e náusea.
Para saber mais sobre essa doença, leia o artigo que preparei para você: “O que é diverticulite? Como tratar?”.

Como saber se tenho diverticulose colônica? Como evitar?

Como dissemos, a presença de divertículos não é sentida e é extremamente natural. Você pode identificá-los por meio de um exame de check-up ou mesmo quando tiver uma diverticulite com sintomas. 
As causas da diverticulose ainda são motivo de discussão. Existem indicações científicas de que uma dieta com baixa quantidade de fibras, ao longo de vários anos, gera um aumento na pressão no interior do cólon, resultando na formação dos divertículos.
Mas nada ainda totalmente baseado em pesquisas e comprovações. O que se sabe é que eles vão se desenvolver ao longo dos anos.

Dicas de Dra. Hilma 

Hemorroida tratamento

Como dissemos anteriormente, é importante você saber que existe uma diferença entre diverticulose (envelhecimento do intestino) e diverticulite (inflamação dos divertículos). 
A medicina avança em estudos e práticas no mundo todo, descobrindo novos tratamentos e indicações. Antes, falávamos em modos de evitar caroços que poderiam, supostamente, inflamar os divertículos. 
Hoje, sabemos que isso não ocorre; na verdade, ninguém pode afirmar ao certo, porque os divertículos simplesmente inflamam. 
O tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível com antibióticos, comida leve e repouso, para o caso não se agravar e demandar uma cirurgia.
Está percebendo algum incômodo no abdômen? Sente-se mal ou estranho? Marque agora a sua consulta e cuide de você!

Marque consulta

Compartilhe

comments
Fechar Menu
WhatsApp Hemorroidurgente
ENVIAR