Como saber se estou com hemorroida

Como saber se estou com hemorroida?

Alterações na região anal podem ocorrer por diversos fatores, desde apenas um incômodo devido ao esforço ao evacuar ou mesmo uma doença, como a hemorroida. Uma das primeiras perguntas de quem nota uma diferença nessa parte do corpo é: “como saber se estou com hemorroida?”.

Bem, existem maneiras de descobrir isso. Os sintomas são os principais indícios. Logo, apenas um coloproctologista poderá afirmar seu quadro clínico e indicar as melhores opções para tratamento.

Contaremos para você a seguir quais são os sintomas comuns, quais e como são realizados os exames para diagnóstico e informações importantes sobre o tema.

Quais são os sintomas mais característicos da hemorroida?

Além da dor e do desconforto, os principais sintomas são:

  • Coceira na região anal;
  • Caroço no ânus;
  • Aumento das veias do ânus;
  • Presença de sangue após evacuar ou ao limpar a região do ânus (causada por hemorroida interna);
  • Corrimento em forma de muco, que dificulta a higiene;
  • Dificuldade para evacuar;
  • Pele que sai do ânus, principalmente ao defecar;
  • Sensação de não ter evacuado tudo.

Dor ao defecar é comum? Pode ser sinal de hemorroida?

Da mesma forma que esse sintoma pode não ser um problema, apenas um desconforto momentâneo, também pode indicar a presença de outras doenças, como a hemorroida.

Por isso, é tão importante consultar um proctologista para realizar exames que confirmem ou não o diagnóstico.  A consulta com o coloproctologista é rápida e causa um desconforto discreto.

O exame com o coloproctologista é feito da seguinte maneira:

  • Começa na parte externa, em que o aspecto do ânus é estudado;
  • A seguir, é feito o toque retal para analisar a parte interna;
  • Por último, é feito o exame do reto, que é a parte baixa do intestino.

Ao término do exame, você saberá qual a sua doença e o tratamento adequado. A maioria das doenças do ânus são resolvidas apenas com o exame local.  Por ainda ser um mito e se tratar de um tema que gera constrangimento em algumas pessoas, poucos sabem de fato o que é hemorroida.

Hemorroidas são veias dilatadas no ânus, assim como as varizes nas pernas: doem, incham, estufam, saem do ânus, sangram, coçam,  latejam , dificultam a limpeza da região porque soltam uma secreção ou viram nódulos endurecidos e escuros, extremamente doloridos, chamados de “trombose hemorroidária”.

O aspecto do ânus fica ruim e causa, inclusive, vergonha e constrangimento durante as relações sexuais.

Existem várias doenças do ânus, e os sintomas delas são muito parecidos: fissuras, fístulas abscessos, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), viroses como herpes, doenças da pele como cândida são alguns exemplos.

Normalmente, pelo aspecto do ânus, o coloproctologista saberá exatamente qual a doença e o tratamento adequado para seu caso.

Hemorroidas na GravidezDicas da Dra Hilma

Apesar das doenças do ânus terem sintomas similares, existem tratamentos diferentes. Quanto mais cedo você se tratar, mais rápido será a recuperação. As pessoas evitam a consulta por vergonha, medo do exame e medo de uma possível cirurgia. Dessa maneira,  se tratam por conta própria, gastando dinheiro e tempo.

A maioria das hemorroidas são tratadas com remédios específicos, repouso, dieta sem temperos e bebida alcoólica, higiene com ducha em vez do papel higiênico, sem necessidade de cirurgia. Saiba mais sobre os tratamentos disponíveis para hemorroida.

hilma-foto-2022-quadro-casamento

MÉDICA COLOPROCTOLOGISTA, COORDENADORA DO HOSPITAL MADRE TERESA E MEMBRO DO COMITÊ DE COLOPROCTOLOGIA DA UNIMED-BH. 

O Hemorroidurgente estará disponível durante todo o período de Carnaval através da CONSULTA VIRTUAL .
Para marcar sua consulta,
basta acessar nosso
chat de atendimento.

Bom Carnaval!

Dra Hilma Nogueira da Gama
– Coloproctologista-