COMO MEDICAMENTOS PODEM ALTERAR O FUNCIONAMENTO DO INTESTINO

O uso de alguns medicamentos pode alterar o funcionamento do intestino – pode causar tanto a constipação intestinal (prisão de ventre), quanto o contrário (diarreias e intestino solto).

Com frequência, após o término do tratamento com remédios, o intestino volta a funcionar normalmente, mas existem casos que esta alteração pode durar mais, principalmente quando os medicamentos são indicados para tratar um problema de forma contínua e permanente ou por um longo período.

Analgésicos e Antidepressivos

Alguns analgésicos mais fortes, usados para tratamento de dores crônicas pode causar a prisão de ventre. Antidepressivos tricíclicos e antiácidos em excesso também podem ser outras causas medicamentosas para a constipação intestinal.

Antibióticos

Já os antibióticos ingeridos de forma oral, podem provocar o desequilíbrio da flora intestinal. Isso ocorre porque este medicamentos tem como principal função eliminar as bactérias causadoras de uma infecção, mas devido justamente à sua ação potente, acabam também afetando e reduzindo a flora bacteriana saudável presente e necessária no intestino. Como consequência, aparecem sintomas como diarreia, dores abdominais, vômitos e mal estar.

E os laxantes?

No caso de pessoas com prisão de ventre constante devido ao uso de medicamentos contínuos, um outro medicamento usado para, inicialmente, melhorar a primeira condição, pode agravar ainda mais o caso: o uso excessivo de laxantes. O motivo é que este tipo de remédio possui um efeito chamado de “catártico”, que provoca as contrações do intestino para forçar a evacuação, pois induzem o aumento de água e gordura para amolecer as fezes. Os laxantes, usados eventualmente, não causam problemas, mas o uso frequente “acostuma” o intestino, que passa a não conseguir funcionar mais sozinho, exigindo, portanto, aumento progressivo da dose. O paciente, quando usa excessivamente laxativos, pode até chegar ao ponto de não conseguir mais evacuar de forma natural.  Falamos um pouco sobre este assunto em outro artigo, que você pode ler aqui.

Marque consulta

Dicas da Dra Hilma

Hemorroida tratamento

Para funcionar bem, o intestino depende de qualidade de vida, que inclui saúde física e mental, dieta rica em fibras e líquidos, e exercícios frequentes.

Adequar a alimentação já é um grande passo para equilibrar o funcionamento do intestino, em situações que medicamentos prejudicam o trânsito normal do mesmo. Mas existem casos, muito comuns em idosos por exemplo (que devido à condição natural usam muitos medicamentos diários), que a assistência constante de um proctologista é necessária para garantir condição e funcionamento intestinal sempre o mais regular possível, sem afetar muito o conforto e qualidade de vida do paciente.

hilma-foto-2022-quadro-casamento

MÉDICA COLOPROCTOLOGISTA, COORDENADORA DO HOSPITAL MADRE TERESA E MEMBRO DO COMITÊ DE COLOPROCTOLOGIA DA UNIMED-BH. 

O Hemorroidurgente estará disponível durante todo o período de Carnaval através da CONSULTA VIRTUAL .
Para marcar sua consulta,
basta acessar nosso
chat de atendimento.

Bom Carnaval!

Dra Hilma Nogueira da Gama
– Coloproctologista-