A cirurgia de hemorroida é diferente das outras cirurgias do nosso corpo porque o ânus é uma região com fezes, ou seja, por mais higiene que se tenha, as fezes fazem parte desta região. Com isso, é uma cirurgia que exige cuidados especiais antes e após.

Antes e após a cirurgia de hemorroida

Dois dias antes da cirurgia, recomendo uma alimentação mais leve, rica em fibras e líquido. Na noite da véspera da cirurgia, deve ser realizada uma lavagem no ânus chamada “enema”, para deixar o intestino mais vazio. 

Após a cirurgia, os pacientes se alimentam com dieta laxativa, à base de frutas, saladas temperadas com azeite de oliva, verduras, sucos de frutas, muito líquido, peixe e frango. Também é necessário evitar temperos como pimentas, e bebida alcóolica.

Afinal, como evacuar após cirurgia de hemorroida

Além de todos esses cuidados, receitamos um laxante para ajudar a amaciar as fezes. Há alguns anos, o paciente esperava a primeira evacuação no hospital para receber alta médica, e isso causava ansiedade, dificultando a recuperação.  

Alguns pacientes ficavam 5 dias no hospital e não conseguiam evacuar, mesmo com o uso do laxante. Isso explica como o estado nervoso impedia a evacuação. 

A mudança no pós-operatório 

Diante disso, mudamos completamente o pós-operatório de hemorroida: acreditamos que o paciente, no conforto do seu lar, leva, em média, 3 dias para a primeira evacuação — o que é bem melhor que no hospital.

É interessante observar que, mesmo pacientes com o intestino solto, funcionando três vezes ao dia, após a cirurgia, apresentam dificuldade em evacuar. A maioria dos pacientes fica “ressecado” e constipado — isso explica, também, o uso de analgésicos fortes no pós-operatório, como a Morfina, Tramadol e Codeína, que diminuem a dor e os movimentos do intestino, dificultando a evacuação.

A cirurgia de hemorroida precisa de atenção, orientação e cuidados. Se você precisa operar, procure um coloproctologista que possa oferecer um tratamento cuidadoso e que te ajude a superar as dificuldades com tranquilidade. 

Agora que você já saber como fazer para evacuar após cirurgia de hemorroida, me conte: está com algum tipo de problema após a cirurgia? Precisa de uma consulta com um coloproctologista de confiança? Agende a sua agora mesmo, de forma prática e rápida, aqui.

Marque consulta

Compartilhe

comments
Fechar Menu
WhatsApp Hemorroidurgente
ENVIAR