COLONOSCOPIA APÓS 45 ANOS É MESMO NECESSÁRIO?

Algumas semanas atrás, uma cantora foi diagnosticada com câncer de intestino e deixou um alerta: ela só descobriu a doença após fazer um exame de colonoscopia, procedimento cuja necessidade e importância eram, até então, desconhecidos por ela.

Este exemplo saiu nas mídias e serviu como um alerta: quantas pessoas também não sabem que a colonoscopia é um exame de rastreamento muito importante para detectar e prevenir doenças do intestino? E que ele deve ser feito como rotina, como diversos outros exames de outras especialidades?

Como é a colonoscopia?

É um exame realizado para avaliar a mucosa de todo o intestino grosso e de um pequeno segmento do intestino delgado. Feita por meio do colonoscópio, um tubo flexível, longo e fino, de até 185 cm e que possui uma minicâmera na ponta, que transmite imagens aumentadas para um monitor, mostrando possíveis inflamações, pólipos, tumores e outras doenças que acometem o intestino. 

A importância da colonoscopia

A colonoscopia é o principal e mais completo exame para evitar o câncer de intestino. Isso porque o câncer começa de um pólipo que evolui lentamente no órgão. Alguns pólipos evoluem para a doença, outros não. E durante a colonoscopia, o médico não só examina o intestino, como também faz a remoção destes pólipos que podem, no futuro, se transformar em tumores.

Como é o preparo para a colonoscopia?

O preparo começa dois dias antes do exame com cuidados específicos na alimentação. Na véspera do exame, além do jejum 8 horas antes do procedimento, é necessário um preparo específico com laxantes e medicamentos antigases. Tudo isso é necessário para aumentar a qualidade do exame, pois quando o intestino está vazio, o médico consegue ver cada detalhe e examinar todos os seus aspectos. Se quiser saber mais sobre este preparo, veja artigo que já publicamos sobre o tema aqui.

Quando ele deve ser feito como rotina?

A partir dos 45 anos, todos devem se consultar com um médico desta especialidade para exames de rotina que previnem e evitam doenças mais graves. Para pessoas com histórico familiar de câncer na em parentes de primeiro grau, a recomendação é que este acompanhamento comece ainda mais cedo.

Por que exames de rotina na coloproctologia são importantes?

A maioria das doenças do intestino e do ânus têm tratamento. Mesmo as graves, como o câncer, podem ser tratadas precocemente e curadas, se descobertas no início. Ao fazer o exame com o coloproctologista você estará se prevenindo, evitando o desenvolvimento de doenças e cuidando da sua saúde.

Dicas da Dra Hilma

Só de pensar na consulta com um médico da área de coloproctologia, muitas pessoas já ficam com receio, vergonha ou medo. Mas precisamos desmistificar este tema: é muito importante fazer exames para evitar doenças do intestino ou diagnosticá-las em fase inicial, pois isso contribui muito para o sucesso do tratamento e é essencial para aumentar as chances de cura.

Você sabia que o índice de mortalidade pelo câncer de intestino poderia ser muito menor se as pessoas soubessem da importância da prevenção? A maioria dos casos de óbito pela doença são associados a um diagnóstico tardio. Por isso, é sempre bom alertar que doenças do intestino podem ser evitadas em 2 passos simples: consulta de rotina com um médico coloproctologista + exame de rastreamento feito pela colonoscopia para retirada de pólipos que podem se tornar tumores no futuro . Se cuide!

hilma-foto-2022-quadro-casamento

MÉDICA COLOPROCTOLOGISTA, COORDENADORA DO HOSPITAL MADRE TERESA E MEMBRO DO COMITÊ DE COLOPROCTOLOGIA DA UNIMED-BH. 

O Hemorroidurgente estará disponível durante todo o período de Carnaval através da CONSULTA VIRTUAL .
Para marcar sua consulta,
basta acessar nosso
chat de atendimento.

Bom Carnaval!

Dra Hilma Nogueira da Gama
– Coloproctologista-