Você já deve ter ouvido falar sobre vários mitos relacionados à hemorroida. Um deles, inclusive, é que andar de bicicleta causa hemorroida. Poucas pessoas sabem, mas as hemorroidas são veias dilatadas no ânus como as varizes nas pernas, ocasionadas, na maioria das vezes, por fezes duras que as forçam ou por diarreia que, por demandar mais evacuações e por ser ácida pode irritar a região anal.

Comidas muito temperadas como pimenta e bebida alcoólica causam uma piora na doença. A maioria das pessoas pensa que hemorroida é igual para todo mundo, e contam suas histórias pessoais de dor, exames proctológicos constrangedores e cirurgia dolorosa como se fossem uma verdade para todos, mas não é assim.

Quem tem hemorroida pode andar de bicicleta?

Como você viu, andar de bicicleta não causa hemorroida. Somos diferentes, temos doenças diferentes, dores e sensibilidades diferentes, portanto, nunca podemos comparar o nosso organismo com o de outra pessoa. Quando alguém diz “tenho hemorroida”, precisamos saber:

1- Você tem crises de hemorroida espaçadas e raras, que não atrapalham o dia a dia e as atividades pessoais? Em caso positivo, sua hemorroida pode ser causada por qualquer das situações ditas anteriormente;

2- Você tem doença hemorroidária, que está quase sempre incomodando,  sangrando, saindo do ânus, doendo, coçando e incomodando: Se sim, saiba que pode piorar facilmente, com qualquer coisa, inclusive com a bicicleta ou outro esforço físico.

Os tipos de hemorroida: saiba em quais casos andar de bicicleta não faz mal

Observe seu corpo ou pergunte ao seu médico qual é o seu tipo de hemorroida para avaliar quando voltar a andar de bicicleta ou se pode continuar o seu ritmo normalmente.

  • Hemorroida Grau 1: são pequenas e raramente incomodam. Não precisam de remédios, mas de cuidados como evitar papel higiênico e temperos no dia a dia;
  • Hemorroida Grau 2: incham, mas murcham sozinhas com mais frequência. Demora alguns dias para melhorar, e às vezes precisam da aplicação de pomadas;
  • Hemorroida Grau 3: sai ao evacuar, incomoda, sangra e  é tratada com remédio oral e pomadas. Em alguns casos, se resolve apenas com cirurgia;
  • Hemorroida grau 4: o aspecto do ânus é irregular, com muitas peles para fora que não entram. Coça, suja as roupas íntimas, dói, dificulta a evacuação. E nesse caso a cirurgia é o tratamento mais indicado.

Dicas da Dra. Hilma

Hemorroida tratamento

Se a pessoa já está com a hemorroida inchada e dolorida, deve evitar praticar esporte durante uns dias e se tratar até melhorar e reassumir a rotina. A bicicleta pode piorar quem já está com problemas, mas não causa hemorroida.  

Nada impede que você ande de bicicleta, porém, tome alguns cuidados: se não possui hábito de praticar esse esporte, comece aos poucos e vá aumentando com o tempo o esforço. Se sentir algum desconforto, um nódulo inchado e para fora do ânus, diminua o esforço, procure um proctologista e tenha calma.

Algumas pessoas ainda relacionam a rotina dos atletas à hemorroida. Saiba se outros esportes causam hemorroida neste artigo.

Compartilhe

comments
Fechar Menu
WhatsApp Hemorroidurgente
ENVIAR