Quais os tipos de hemorroida e como identificar

Quais os tipos de hemorroida e como identificar?

Todos nós temos veias em várias partes do corpo, inclusive no ânus: essas são denominadas veias hemorroidárias. Quando elas dilatam, incham ou se rompem, e causa a doença hemorroidária.

Isso se dá, normalmente, por um esforço (exercícios físicos, esforço ao evacuar e até a pressão que ocorre no abdômen durante a gravidez) capaz de dilatar e estourar a veia, transformando as veias em uma trombose hemorroidária, que possui a aparência de um botão de camisa: circular e enrijecido.

Existem dois tipos de hemorroida. Saiba a seguir quais são os sintomas e como identificá-los.

Tipos de hemorroida mais comuns

Você se lembra que existem quatro tipos de hemorroida? São eles:

  • Hemorroida Grau 1: são pequenas e raramente incomodam. Não precisam de remédios, mas de cuidados como evitar papel higiênico e temperos no dia a dia;
  • Hemorroida Grau 2: incham, mas murcham sozinhas com mais frequência. Demora alguns dias para melhorar, e às vezes precisam da aplicação de pomadas;
  • Hemorroida Grau 3: sai ao evacuar, incomoda, sangra e  é tratada com remédio oral e pomadas. Em alguns casos, se resolve apenas com cirurgia;
  • Hemorroida Grau 4: o aspecto do ânus é irregular, com muitas peles para fora que não entram. Coça, suja as roupas íntimas, dói, dificulta a evacuação. E nesse caso a cirurgia é o tratamento mais indicado.

Observações importantes:

  • Existem varias técnicas para o tratamento cirúrgico. O ideal é fazer o exame local e ver o que for melhor para o seu caso;
  • Tome cuidado com tratamentos que prometem recuperação rápida e sem dor;
  • Todo tratamento exige paciência e acompanhamento médico rigoroso.

Além disso, existem dois problemas mais comuns:

Crise de hemorroida  

É  eventual; aparece de um dia para o outro uma espécie de círculo endurecido no ânus. Trata-se com dieta rica em fibras e muito líquidos , diminuir a pimenta e temperos, pomadas, remédio oral, anti-inflamatório, analgésico, gelo e repouso.

Melhora lentamente (durante 30 dias): o botão hemorroidário diminui aos poucos ou fura espontaneamente e elimina o sangue coagulado, esvaziando e cicatrizando a região. A crise cessa e o ânus volta ao normal.

Doença hemorroidária

Vai além de uma crise de hemorroida. Algumas peles saem do ânus, que sofrem forte irritação, doem, coçam, incham, estufam e dificultam a higiene. Nesse caso, o melhor caminho é consultar um proctologista para tratar e evitar que piorem com o tempo.

Uma solução comum é mudar os remédios e ajustar as doses. Para os graus mais críticos, a cirurgia pode ser necessária.

E Trombose Hemorroidária? O que é?

Trombose é uma palavra que assusta, afinal, significa a formação de um coágulo sanguíneo em uma veia, gerando dor e sérios problemas se não houver tratamento adequado. Como outras partes do corpo, o ânus possui veias, chamadas veias hemorroidárias. Quando dilatadas, elas viram varizes (assim como existem nas pernas, por exemplo), ou seja, aumentam de tamanho, ficam frágeis e podem trombosar — endurecer o sangue a ponto de formar nódulos arroxeados). É assim que surge a trombose hemorroidária.

Afinal, qual a diferença entre trombose hemorroidária e hemorroida?

​A trombose hemorroidária acontece principalmente quando se tem uma hemorroida interna ou externa que se rompe ou fica comprimida pelo ânus, fazendo com que o sangue se acumule no ânus formando um coágulo, causando inchaço e intensa dor na região.

Geralmente, a trombose hemorroidária é mais frequente durante a prisão de ventre, na gravidez ou quando é causada por outras situações que aumentam a pressão abdominal, como esforços físicos exagerados, intestino ressecado que força a evacuação, e o estresse, que involuntariamente faz o corpo contrair as veias dessa região.

A trombose hemorroidária é considerada, portanto, “uma crise” da hemorroida, podendo acontecer da noite para o dia, sumir e nunca mais voltar.

Os sintomas principais da trombose hemorroidária

A melhora dessa disfunção costuma demorar, levando até 15 dias. Existe ainda a possibilidade dela se romper, fazendo vazar sangue coagulado e escuro, seguido de sangue vivo, aliviando a dor e passando a crise. Porém, durante a crise, os sintomas principais são:

  • Dor e desconforto;
  • Coceira ou queimação no ânus;
  • Sangramento, especialmente ao evacuar;
  • Inchaço local.

O tratamento para trombose hemorroidária deve ser indicado pelo proctologista e, normalmente, é feito com pomada, remédio oral (incluindo analgésico) e repouso. Para os pacientes que passaram por várias crises, aconselha-se a cirurgia.

Se você notar o ânus inchado com um nódulo roxo muito dolorido, tudo indica que está tendo uma crise de hemorroida chamada trombose hemorroidária. As principais dicas para quem está enfrentando esse problema são:

  1. Acalme-se, pois não é uma doença perigosa, e a crise deve passar em 15 dias;
  2. Fique de repouso e suspenda os exercícios físicos;
  3. Evite temperos e bebida alcoólica;
  4. Evite o uso de papel higiênico;
  5. Banhe a região com água morna uma vez ao dia;
  6. Evite pomadas receitadas por leigos;
  7. Procure um coloproctologista.

Dicas da Dra. Hilma Nogueira da Gama

Tipos de Hemorroida

O tratamento precoce evita a cirurgia em mais de 70%. Nem sempre as crises se repetem. Pode ser a primeira e última vez que você pode passar por uma crise de hemorroida.

A maior parte das pessoas que têm ou tiveram hemorroida em botão ou trombose hemorroidária tratam com dieta rica em fibras, remédios, pomadas e outros cuidados. As cirurgias são indicadas para quem não melhora com o tratamento adequado e indicado pelo proctologista.

Fique atento! Muitas pessoas deixam de consultar por receio de operar, mas são raros os casos necessários. O exame é extremamente importante para evitar que a situação se agrave.

Ainda tem dúvidas sobre os tipos de hemorroida? Saiba aqui 9 coisas que você precisa saber sobre a doença!

Está passando por algum desconforto na região anal e precisa de ajuda? Aproveite a dica número 7 e agende uma consulta. 

hilma-foto-2022-quadro-casamento

MÉDICA COLOPROCTOLOGISTA, COORDENADORA DO HOSPITAL MADRE TERESA E MEMBRO DO COMITÊ DE COLOPROCTOLOGIA DA UNIMED-BH. 

O Hemorroidurgente estará disponível durante todo o período de Carnaval através da CONSULTA VIRTUAL .
Para marcar sua consulta,
basta acessar nosso
chat de atendimento.

Bom Carnaval!

Dra Hilma Nogueira da Gama
– Coloproctologista-