Quem tem hemorroida pode ter parto normal?

Quem tem hemorroida pode ter parto normal?

A gravidez altera totalmente o organismo da mãe, e uma das modificações causadas é a dilatação das veias do ânus, que aumenta à medida que o bebê cresce, especialmente após os 5 meses de vida.

A dilatação das veias hemorroidárias, portanto, gera nódulos roxos endurecidos e extremamente dolorosos, que podem, até mesmo, chegar a sangrar. As mamães que passam por isso se preocupam e costumam perguntar: “quem tem hemorroida pode ter parto normal?”.

Vamos falar sobre esse assunto logo a seguir.

Hemorroida e parto normal: existem riscos?

A hemorroida, apesar de incomodar e atrapalhar as atividades da mulher grávida, não gera riscos. Mas precisa de tratamento específico, porque, em alguns casos, torna-se necessário adiantar a licença médica ou mesmo antecipar a vinda do neném pela dor e pelo desconforto, atrapalhando os planos daquelas que almejam o parto normal.

Sendo assim, respondendo à pergunta: quem tem hemorroida pode ter parto normal, sim. Não se trata de uma contra-indicação. Porém, o tratamento precisa ser iniciado o mais rápido possível e seguido fielmente, conforme orientações médicas.

O tratamento de hemorroida para grávidas consiste no uso de remédios orais, pomadas e cuidados na hora de higienizar a região anal.

Como o parto normal é realizado no caso de hemorroida?

O procedimento é realizado normalmente. Você precisa apenas relaxar e respeitar as limitações do seu corpo. Uma coisa é a dor que você está sentindo agora, mas somente no dia você vai saber como irá reagir e vivenciar esse problema no seu corpo.

No trabalho de parto existem vários hormônios envolvidos, seu corpo inclusive libera alguns deles para você lidar com a dor. Apenas permita-se vivenciar isso sem estresse e preocupação.

Algumas mulheres passam pelo parto normal naturalmente, sem problemas. Outras já chegam no dia do parto e mudam de ideia, por não se sentirem confortáveis. Você deve escolher o que será melhor para você, ok?

Dicas da Dra. Hilma

Hemorroidas na Gravidez

Existe um mito de que “não adianta tratar grávida com hemorroida”, mas é falso. Realizo tratamentos de sucesso em grávidas há anos. As minhas indicações são basicamente:

  • Prescrição de remédio oral e pomadas específicas;
  • Repouso;
  • Evitar o uso de papel higiênico e optar pela ducha, secando bem a região suavemente com toalha macia;
  • Evitar pimentas, condimentos e esforço físico;
  • Ingerir muito líquido, comer frutas e saladas para facilitar o funcionamento do intestino.

É imprescindível ressaltar que o parto normal não piora a hemorroida, e a cesárea não protege o ânus como todos pensam. Sendo assim, fica a critério da mãe escolher a forma como seu bebê virá ao mundo.

O parto normal é uma alegria para a mãe e para o bebê, desde que seja tranquilo e não agrida o organismo de ambos. A boa notícia é que a hemorroida na gravidez some em alguns meses após o parto, voltando tudo ao normal.

A hemorroida na gravidez realmente é algo comum devido à dilatação das veias, como vimos, mesmo nas mulheres que nunca tiveram esse problema. Descubra com a gente os cuidados para prevenir hemorroidas na gravidez.

Autor

Dra. Hilma Nogueira da Gama
Dra. Hilma Nogueira da Gama
CRM-MG 16.386

Graduada em medicina pela UFJF (1983) e com residências em Cirurgia Geral pelo Hospital Belo Horizonte e em Coloproctologia pela Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte. É membro titular e coordenadora de Coloproctologia no Hospital Madre Teresa.

Acredita que o médico tem função social de informar, interagir e se aproximar dos pacientes. Nasceu em uma família de médicos, de onde herdou seu dom para a profissão.

Compartilhe

comments

Dra. Hilma Nogueira da Gama

CRM-MG 16.386 Graduada em medicina pela UFJF (1983) e com residências em Cirurgia Geral pelo Hospital Belo Horizonte e em Coloproctologia pela Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte. É membro titular e coordenadora de Coloproctologia no Hospital Madre Teresa. Acredita que o médico tem função social de informar, interagir e se aproximar dos pacientes. Nasceu em uma família de médicos, de onde herdou seu dom para a profissão.
Fechar Menu