hemorroida volta

Hemorroida volta?

Um dos maiores medos das pessoas que são diagnosticadas com hemorroidas é a cirurgia. Existem muitos mitos sobre o ânus e a cirurgia de hemorroidas. As histórias antigas confirmam que a cirurgia e o pós operatório eram totalmente diferentes do que são hoje em dia.

Antigamente, ao terminar a cirurgia, eram colocados, dentro do ânus, os chamados “tampões” e, nos dias seguintes da cirurgia, mesmo com a região ainda sensível e em cicatrização, eram feitos toques para dilatar o ânus operado. Esses procedimentos eram dolorosos e, quem já passou por eles, disseminou a fama ruim da cirurgia.

Antes de saber se a hemorroida volta, vamos relembrar os graus da doença.

  • Hemorroida Grau 1: são pequenas e raramente incomodam. Não precisam de remédios, mas de cuidados, como evitar papel higiênico e temperos no dia a dia e manter o intestino funcionando bem;
  • Hemorroida Grau 2: incham, mas murcham sozinhas com mais frequência. Demoram alguns dias para melhorar e, às vezes, precisam da aplicação de pomadas. Podem sangrar e, caso o sangramento persista, é possível realizar tratamento com elástico em consultório, sem anestesia e sem cortes;
  • Hemorroida Grau 3: sai ao evacuar, mas entra sozinha. Incomoda, sangra com mais frequência e é tratada com remédio oral e pomadas. Em alguns casos, só pode ser resolvida com cirurgia;
  • Hemorroida Grau 4: o aspecto do ânus é irregular, com muitas peles para fora, que não entram. Coça, suja as roupas íntimas, dói, dificulta a evacuação. Nesse caso, a cirurgia é o tratamento mais indicado.

Hemorroida volta sozinha? Em quais situações?

São raros os casos em que a hemorroida volta após a cirurgia. Pessoas que declaram algum sintoma no ânus após a cirurgia costumam atribuí-lo à volta da hemorroida, mas não é o que acontece.

Nesses casos, é necessário estar atento, pois outras doenças comuns do ânus, como fissura, fístula, doenças de pele, doenças sexualmente transmissíveis e câncer podem ser confundidas com a hemorroida.

Com a experiência dos coloproctologistas, a cirurgia de hemorroida evoluiu muito em técnica cirúrgica, materiais e cuidados do pós-operatório.

A cirurgia retira a hemorroida definitivamente e, nos casos de hemorroidas grandes, as de grau 4, podem sobrar peles por fora do ânus, mas fazem parte da cicatriz e não causam sintomas. Caso incomodem, é possível fazer um retoque, retirando o excesso com anestesia local e sem internação.

Na maioria dos casos, a hemorroida é tratada sem cirurgia e com alguns cuidados, como beber água, manter alimentação rica em fibras, que amaciam as fezes, usar ducha no lugar do papel higiênico e observar se há sensibilidade a algum tipo de alimento, para, assim, evitá-lo.

Porém, quando mesmo após esses cuidados a hemorroida não desaparece, ou as crises frequentes voltam, pode ser necessário outro tipo de tratamento, orientado pelo proctologista, que geralmente envolve o uso de analgésicos, anti-inflamatórios, pomadas específicas ou, em alguns casos, indicação de cirurgia.

Perguntas mais frequentes sobre o assunto

Eu recebo muitas perguntas sobre como fazer hemorroida voltar para dentro, se a

hemorroida volta para o lugar sozinha e várias outras. Vou responder uma por uma para ajudar você, que está buscando respostas objetivas.

1) Quanto tempo demora para a hemorroida voltar ao normal?

Depende. Como dissemos, a hemorroida possui vários graus. As de grau 1 e 2 demoram de uma a duas semanas, normalmente. Já as de graus 3 e 4 dependerão do sucesso no tratamento e da cirurgia, caso tenha ocorrido. Nesse caso, costuma ser em torno de um mês.

 

2) Hemorroida externa volta ao normal?

Na maioria dos casos, a hemorroida volta ao normal. Os banhos de assento, o uso adequado de pomadas e remédios e adequações simples na alimentação aceleram o processo de cura da hemorroida. Apenas os casos mais graves, em que a cirurgia não é bem sucedida ou mesmo a hemorroida não é bem cuidada, ela não volta.

 

3) Como fazer a hemorroida voltar para dentro?

Muitos pacientes ficam desesperados para fazer com que a hemorroida volte para dentro. Quando as hemorroidas estão dentro do ânus, são chamadas hemorroidas internas, e apenas um exame local pode diagnosticar a doença. Apesar de não apresentarem dor como as hemorroidas externas, elas incomodam, e podem sangrar até ao ponto de causar uma anemia.

Se não forem cuidadas, podem inchar, sair do reto com qualquer esforço, precisando ser reinseridas manualmente com ajuda de pomadas.

Muitas pessoas me perguntam o que fazer para a hemorroida voltar. Eu digo que depende do tamanho dela. Algumas voltam sozinhas, ou mesmo com um toque manual. Outras, já chegam a um ponto mais grave, a hemorroida externa, não sendo possível inseri-la novamente até ela ser tratada.

 

4) Hemorroida externa volta?

Também na maioria dos casos a hemorroida externa não volta, principalmente depois da cirurgia. Mas não é uma regra. Algumas pessoas têm crises frequentes devido a estresse, um dos maiores motivos, outras não tiveram na cirurgia, enquanto outras nunca mais voltam a ter. Depende de caso para caso.

 

5) Hemorroida na gravidez volta ao normal?

A hemorroida na gravidez é comum porque o neném pressiona a pelve da mãe, forçando as veias do ânus, levando ao inchaço e, consequentemente, à hemorroida. Quando a mãe tem o filho, automaticamente essa pressão para de ocorrer. Com cuidados e orientação médica, tudo volta ao normal.

 

Dica da Dra. Hilma

Hemorroidas na Gravidez

Sempre que não sabemos sobre determinado assunto, devemos nos informar com quem entende antes de apavorar e tirar conclusões precipitadas.

Cada pessoa tem um tipo de hemorroida e, para cada um, há tratamento e recuperação diferentes. Tenho 4 mil pacientes operados de hemorroida e posso dizer que uma experiência nunca é igual à outra.

Se você foi operado e observa alguma coisa diferente no ânus, procure o proctologista e faça o exame local, pois, assim como há possibilidade de não ser nada, pode ser outra doença comum no ânus, como fissura, fístula, abscesso, câncer, doenças sexualmente transmissíveis, doenças de pele (cândida, herpes e alergias). Sendo assim, é sempre melhor conferir.

Agora que você conheceu os mitos sobre a volta da hemorroida, saiba como funciona a cirurgia para hemorroida e em quais casos a realização é mais apropriada.

hilma-foto-2022-quadro-casamento

MÉDICA COLOPROCTOLOGISTA, COORDENADORA DO HOSPITAL MADRE TERESA E MEMBRO DO COMITÊ DE COLOPROCTOLOGIA DA UNIMED-BH. 

O Hemorroidurgente estará disponível durante todo o período de Carnaval através da CONSULTA VIRTUAL .
Para marcar sua consulta,
basta acessar nosso
chat de atendimento.

Bom Carnaval!

Dra Hilma Nogueira da Gama
– Coloproctologista-